Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"STF libera obras no São Francisco"
O STF negou, por 6 votos a 3, um pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de paralisação das obras de transposição do rio São Francisco. A maioria dos ministros disse que o governo cumpre satisfatoriamente os requisitos para realização da obra e que o Judiciário não pode interferir na escolha e na definição de políticas públicas.


O Globo
"PF desmonta quadrilha que armava 12 favelas"
A Polícia Federal desarticulou ontem uma quadrilha que fornecia armas e munição a traficantes de drogas de 12 favelas do Rio, entre elas o Complexo do Alemão, o conjunto de comunidades que oferece maior resistência armada às ações da polícia. Entre os seis presos, há dois atiradores esportivos credenciados pelo Exército, um deles escrivão aposentado da Polícia Federal, que trabalhou durante anos na Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Eles tinham autorização para fazer recargas da munição usada em suas armas e forneciam o produto a bandidos. Em apenas uma semana, venderam cem caixas de munição (cada caixa com 50 projéteis de diversos calibres) para traficantes dos morros da Grota e Vila Cruzeiro.


O Estado de São Paulo
"Governo promete não subir impostos e vence no Senado"
Depois de prometer não aumentar impostos e conquistar assim a ajuda de 20 senadores do PSDB e do DEM, o governo conseguiu ontem aprovar em segundo turno a emenda constitucional que prorroga até 2011 a Desvinculação de Receitas da União (DRU). Ele fica assim livre para gastar R$ 84 bilhões sem vinculação a qualquer programa. Foi preciso fazer grandes concessões à oposição e também a alguns aliados, com a promessa de que não será baixa do nenhum pacote tributário, de que não haverá aumento de impostos e de que, nem de longe, será tentada uma reedição da CPMF. O Planalto se comprometeu ainda a chamar a oposição para, a partir de fevereiro, fazer uma reavaliação das despesas, verificar as contas e as receitas e trabalhar em um projeto de reforma tributária que possa ser aprovado pelo Congresso. Há até o compromisso de não promover "discursos pejorativos" no plenário contra a oposição. A oposição será chamada a ajudar a descobrir formas de tapar rombos fiscais, quando houver, e a encontrar uma saída para o financiamento da saúde.


Jornal do Brasil
"Jovens estão fora da escola"
O cruzamento de dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação expôs uma realidade perversa: 53,1% dos 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos no país não freqüentam salas de aula, segundo a pesquisa produzida pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana. Além disso, 19% deles não trabalham nem estudam, índice que passa a 34% quando analisadas apenas as classes mais pobres. As causas estão ligadas a fatores como raça, renda, gênero e localização geográfica, entre outros itens. O dado, denominado Índice de Desenvolvimento Jovem, segue os moldes do IDH da ONU e foi divulgado no mesmo dia em que o governo comemorou o crescimento do número de matrículas em cursos superiores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu