Saci-Pererê

Dia do Saci em Ubatuba
Luiz Moura
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possui até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil (final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, trajando calça curta, gorro vermelho e um inseparável cachimbo, típico da cultura africana. O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos, bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Dia do Saci - Com o objetivo de diminuir as comemorações do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci (31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional.
Com o mesmo objetivo, a AAMuC - Associação dos Amigos do Museu Caiçara, vem convidar os adeptos do folclore e da cultura popular, as associações culturais, as escolas, as ONG’s ligadas à cultura e ao meio ambiente, bem como a população e visitantes, a comemorar o DIA DO SACI em Ubatuba.
I Raloim Caiçara
Programação
Dia 31 de Outubro (4ª-feira), das 14h00 às 18h00, na Praça Nóbrega (frente ao antigo Fórum), Centro.
• Falando do Saci-Pererê - Palestra com o saciólogo Julinho Mendes da SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci de São Luiz do Paraitinga).
• Abaixo-assinado para a instituição do DIA DO SACI em Ubatuba.
• Fotos com o SACI CAIÇARA.
• Café caiçara com paçoca de saci (café de cana e carne-seca com farinha socada no pilão).
• Contação de causos sobre saci.
• Musical com o grupo O GUARUÇÁ - Folclórico e Alegórico de Ubatuba.
E muito mais...
Realização: Museu Caiçara - Fazendo pela Cultura.
Foto: Saci Caiçara capturado no quintal de Julinho Mendes. O método utilizado no aprisionamento é mantido em segredo pelo competente saciólogo ubatubense.
Comentários