Alternativa energética

Prejuízo já reduz investimentos no álcool

MAURO ZAFALON da Folha de S.Paulo
Promessa de lucros certos até o ano passado, a produção de álcool começa a sofrer as dores de um crescimento muito rápido. A oferta superou a demanda mais cedo do que o previsto e os preços recebidos pelo setor já não são remuneradores como no ano passado. Começam os prejuízos.
Esse cenário vale tanto para o Brasil como para os EUA, os dois líderes mundiais na produção e consumo dessa nova alternativa de combustível.
Nos Estados Unidos, onde a produção teve aceleração ainda mais rápida do que no Brasil, vários investimentos estão sendo adiados, algumas usinas pararam as atividades temporariamente e outras diminuíram o ritmo de produção. Até o crédito já ficou mais difícil para os investidores do setor.
Uma das principais empresas a suspender investimentos foi a VeraSun Energy, uma das líderes de mercado. As bruscas mudanças nas condições de mercado levaram a VeraSun a suspender um projeto de produção de 415 milhões de litros de álcool por ano, que estava sendo desenvolvido em Indiana (EUA), conforme comunicado da empresa no início deste mês.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba