Música



Trompete Caiçara em Nova Orleans

Celso Teixeira Leite
Participar do “Heritage Festival”, em Nova Orleans, principal festival de jazz do mundo, ao lado de monstros da música norte-americana para um público de mais de 500 mil pessoas foi uma experiência incrível para Carlos Eduardo Quirino e seu trompete. Caiçara do Perequê-Mirim, integrante da Lira “Padre Anchieta”, da Fundart, aluno da Universidade de Música “Tom Jobim” onde cursou 4 anos de música erudita e 3 de música popular, Eduardo é hoje integrante do “Metalmaneira Big Band”, liderado pelo trompetista Chico Oliveira, do “Sexteto do Jô”.
“Devo à Fundart a base de minha carreira e pretendo devolver essa ajuda com um curso de música instrumental voltado para os mais jovens”, diz.
Tendo como primeiro professor o regente Amarildo da Hora, da Lira “Padre Anchieta”, o trompetista tem na sua ficha o Mapa Cultural Paulista (Vale do Paraíba), Festival Instrumental Pé no Chão (Ilhabela) e Semana da Música (Ubatuba). Sua aventura em Nova Orleans começou em Ilhabela quando estava tocando na Orquestra Popular do município e recebeu convite da harpista Patrice Fisher para compor seu grupo nos Estados Unidos. “Fomos levados pelo maestro Marcelo Cotarelli, famoso trompetista”. Éramos os únicos brasileiros no festival que contou com 11 palcos distribuídos em jazz, country e blues.
“O público tem uma apresentação atrás da outra com diferentes shows. É uma mega organização impressionante”, diz. Sobre as conseqüências do furacão “Catarina” relata que metade da cidade, próxima ao rio Mississipi foi destruída, mas perto do City Park, na área central onde aconteceu o festival, a situação é de normalidade.
Rod Stewart, Arturo Sandoval (trompetista cubano com três Grammy), Norah Jones (cantora country idolatrada nos EUA), Elis Marçales, Van Morrison foram alguns dos nomes que se apresentaram no festival. Paralelamente, diz Eduardo, nosso grupo realizou uma série de workshops em escolas pré-primárias divulgando a música brasileira. “Em novembro estaremos com nosso CD gravando e mostraremos a qualidade do nosso trabalho em Nova Orleans”, finaliza Carlos Eduardo Quirino.

Foto: Paulo Zumbi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu