Papo de piloto

Vejam só este email q recebi de um amigo que voa Airbus-320 ... lá na China...

Subject: Sobre o Airbus
Date: Sat, 15 Sep 2007 02:36:12 -0500

Aea Galera,

Como tá todo mundo...
Pois é pessoal, cada vez mais eu me convenço que esse tal de Airbus série 319, 20 e 21 não é um avião de confiança.
Ai que saudades de voar um Boeing 737... Era o que tava no check-list e acabou!!!
O Airbus é cheio de pegadinhas que não diz em parte nenhuma dos manuais. Aquilo não é um avião, é um computador com asas!!! Qualquer piloto de 737 pilota um outro 737 de qualquer outra Cia aérea do mundo, já essa bosta desse avião tem 900 mil softwares direrentes e cada avião é diferente do outro. E esse caso agora da TAM que estão colocando a culpa nos pilotos.
Acabei de voltar do simulador e numa das panes que treinamos o caboclo reduz as manetes prá pousar , mas ocorre uma pane no sensor da TLA e o computador acha que o piloto não reduziu as manetes e não te avisa de nada. Treinamos isso no simulador e nesse caso tem que cortar imediatamento o motor, só que não tem nenhum alarme ou tempo hábil para identificar e reagir!!! E o pior de tudo é que o computador manda o motor acelerar prá TOGA, cancela spoilers e auto-brakes porque acha que o avião ainda está voando sendo que vc já pousou e está tentando freiar o avião. Você olha a manete e ela está lá em idle!!! O caso da TAM já é o quinto no mundo!!! A merda toda é que embora vc tenha todos os comandos manuais, se o tal do fly-by-wire estiver em pane e não te avisar, vc está fodido. E fly-by-wire inclui não só o side-stick, mas tbm os pedais, FREIOS!!!, nose-wheel stering, e todos os comandos de motor!!! E o VNAV desse avião é a coisa mais burra e retardada que já vi num avião na minha vida!!! Mas aqui tem o dia do Cala-Boca (28) que o salário entra direitinho e gordinho... Estou com 650 horas no avião e estou me sentindo um técnico em informática, não um aviador. Com 650 horas no Boeing eu já estava criando umas peninhas nas asas e sentindo o maior prazer de voar. Desculpem o desabafo, mas foi muito frustrante ter estudado prá caralho prá fazer esse último simulador e ver que isso não adianta muita coisa em se tratando de voar Airbus. Tirei lá a minha notinha boa, mas não me serve... Mas vamo que vamo full operation... O que importa é que a família está bem adaptada e a vida aqui é muito tranquila. Um grande abraço a todos e mandem algumas notícias. (Enviado pelo comandante Tiago Rizzi)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu