Manchetes do dia

Quarta-feira, 04 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Governo e empresas entram em atrito sobre crise aérea"
Em reunião com diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e representantes da Aeronáutica, as companhias aéreas afirmaram que não se dispõem a aceitar mudanças na malha de vôos como opção para minorar a crise do setor e reduzir o caos nos aeroportos. As empresas argumentam que a Anac não tem o direito de impor mudanças na estrutura de vôos.


O Globo
"Caos aéreo volta a explodir com mais de 60% de atraso"
Duas semanas após o afastamento de 14 controladores de vôo que lideravam operações-padrão no Cindacta-1, em Brasília, e do reforço da militarização do setor aéreo, os passageiros voltaram a enfrentar ontem um dia de anarquia nos aeroportos do país. No Aeroporto Internacional de Cumbica (SP), fechado durante toda a madrugada em meio a um nevoeiro, os atrasos de vôos chegaram a 63% no fim da manhã. Diante do novo caos, governo e companhias aéreas mais uma vez trocaram acusações sobre a responsabilidade pela crise. A Aeronáutica indiciou, por crime de motim, seis líderes da paralisação do dia 30 de março.


O Estado de São Paulo
"Chávez ataca e dá ultimato ao Mercosul"
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou em discurso que, se os Congressos de Brasil e Paraguai não ratificarem a adesão de seu país ao Mercosul nos próximos três meses, ele desistirá de entrar no bloco. "Se não for feito em três meses, nos retiraremos por dignidade, porque consideramos uma falta de respeito", disse. Segundo Chávez, os empresários brasileiros terão muito mais a perder do que os venezuelanos. O caso teve início quando senadores brasileiros repudiaram o fechamento de um canal venezuelano de TV. Chávez reagiu dizendo que o Congresso do Brasil era "papagaio" dos Estados Unidos e, em seguida, congressistas falaram em não aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, rechaçou o ultimato de Chávez: "Ninguém vai estabelecer prazo para país nenhum. Ninguém estabelece prazo para nós nem nós estabelecemos prazo para ninguém". Mas ressaltou que interessa ao Brasil o relacionamento com a Venezuela do ponto de vista de integração energética e de parceria para desenvolvimento da região.


Jornal do Brasil
"Zona Sul conflagrada"
Um dia depois de o presidente Lula declarar guerra ao tráfico de drogas e a exatamente nove dias da abertura dos jogos Pan-Americanos, a Zona Sul viveu uma terça-feira violenta. Em Ipanema, três bandidos invadiram uma clínica de estética e fizeram sete reféns, em um edifício na Rua Visconde de Pirajá. Horas antes, pelo menos 10 carros foram arrombados na Rua Alberto de Campos. Ainda pela manhã, ladrões atiraram contra taxistas na Glória e policiais civis prenderam um criminoso no Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, acusado de ter roubado as armas usadas em uma filmagem na comunidade. Na Barra, a polícia investiga o incêndio de seis quiosques da orla desde o início do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu