Panorama

Agora que o barraco desabou...

Gostaria inicialmente de parabenizar a todos que promoveram, organizaram e participaram do SEMINÁRIO- DENGUE EM UBATUBA – UMA QUESTÃO DE SAÚDE QUALIDADE DE VIDA, ECONOMIA E TURISMO.
Não pude participar, mas acompanhei através dos sinais de “fumaça e tambor” pois moro na região Sul, além da internet pelos nossos jornais virtuais.
Alguns jornalistas colocaram que quando a coisa é importante, as comunidades e o empresariado comparecem.
O que nos preocupa é que todos corremos depois do “barraco desabar”.
O que necessitamos urgente é darmos andamento no que se refere o resto do título do Seminário, “Economia, Turismo e Qualidade de Vida”.

Discutirmos nossa Cidade, e aí vão alguns temas:

a) Projeto Orla? Sem Ele não temos como começarmos a nos organizar, pois não sabemos o que podemos e o que não podemos fazer. Este Projeto é uma proposta de Gestão compartilhada entre o Executivo, Legislativo, GRPU, Ibama, DPRN, e a Sociedade Civil, supervisionado pelo Ministério Público.
b) Por falar em Organizar, até quando veremos a “Feirinha” e os Quiosques na situação que estão, os 14 “Bazares Ambulantes” num espaço de 200 mts. lineares na praia da Maranduba e em outras praias, além dos Quiosques de madeira com água, luz e mesas na Praia.
c) O Parque Radical na Maranduba também será retirado?
d) Quando será que esta praia terá pelo menos lixeiras?
e) Quais os investimentos que estão sendo destinados ao Eco-Turismo, talvez a única forma de atrairmos turismo nos meses de “baixa”, e que realmente darão oportunidade de emprego e renda a nossas comunidades, desde que sensibilizadas e capacitadas.
f) Os Navios atracarão realmente? Em que época?
g) Se na alta temporada, como e por quem serão transportados os turistas?
h) Nossa malha viária irá permitir esta circulação?
i) Nossos prestadores de serviço estão preparados para este tipo de receptivo?
j) E os operacionais?
k) A capacidade de atendimento dos prestadores de serviço nesta época suporta?
l) Além do Aquário e da Ilha Anchieta, quantos outros produtos turísticos temos formatado?
m) Estes comportam maior demanda nesta época?
n) A Prefeitura solicita parcerias para a manutenção do “Corredor Turístico” e delimita-o do Pereque-Açú ao Itaguá, como fica o resto deste Corredor?
o) Quais os Projetos existentes para a infra-estrutura das periferias? Do mesmo nível das obras do Centro, é claro, mas começando e terminando.Convém lembrar que é na periferia que se encontram a maior quantidade de recursos turísticos do nosso Município. Bem como a maior degradação do meio ambiente.
p) E o Portal da Entrada da Cidade?
q) Segurança
r) Saneamento.
Temos uma infinidade de coisas muito importantes a serem definidas, e que só com a participação da Sociedade é que poderão ser honestas e válidas juridicamente.
Em entrevista à Marilia Gabriela a Dra. Denise Frossard disse para esquecermos a possibilidade dos “Três Poderes” resolverem alguma coisa neste País, segundo Ela que já esteve do lado do Judiciário e do Legislativo, somente a Sociedade Civil poderá conduzir as questões que ao Povo interessa.

Temos que ter cuidado com os “novos desabamentos”.

Fernando Pedreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu