Manchetes do dia

Quinta-feira, 07 / 12 / 2006

Folha de São Paulo:
"Governo cria 'gabinete de crise' contra caos aéreo"
Presidente põe Dilma Rousseff (Casa Civil) no comando de equipe encarregada de acabar com mais uma pane aérea. Ontem de manhã, Dilma se reuniu com o presidente e, depois, com ministros de diversas áreas para preparar medidas de combate à crise. Trata-se de uma intervenção até que sejam formalmente trocados o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix. Para Lula, eles perderam o controle da situação.


O Globo:
"Sem ação do governo, país tem novo dia de caos aéreo"
A aviação brasileira enfrentou ontem mais um dia de caos, com passageiros dormindo nos aeroportos e ensaiando protestos. As informações oficiais desencontradas não dão certeza sobre o número de vôos atrasados, mas os balcões das empresas nos aeroportos tinham filas de até centenas de pessoas. Há 60 dias, o governo federal patina para resolver os problemas da aviação civil: o presidente Lula tem evitado decisões mais radicais, mas a insatisfação entre os militares da Aeronáutica e o Ministério da Defesa, comandado por um civil, é crescente. Lula ainda tenta segurar o amigo Waldir Pires no Ministério da Defesa, mas está sendo aconselhado a tomar uma decisão imediata. A crise evidenciou ainda a falta de ações coordenadas da Anac e da Infraero. Segundo integrantes do governo, Lula determinou que a ministra Dilma Rousseff voltasse a centralizar as discussões do setor aéreo. Antes de embarcar para a Itália, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o governo não vai enfrentar a crise com uma "pressa neurótica ou temperamental".


O Estado de São Paulo:
"Câmara e Senado vão apurar apagão aéreo"
O Congresso aprovou ontem a criação de duas comissões - uma formada por deputados e outra, por senadores - para investigar os problemas no setor aéreo. O caos dos aeroportos provocou uma seqüência de ataques ao governo, com congressistas cobrando a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires. A avaliação no Palácio do Planalto é de que Pires e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, têm sido pouco eficientes. Uma das hipóteses discutidas é de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, assuma o comando de um grupo encarregado de administrar a situação aérea. Ontem, sem nenhuma providência prática por parte do governo, o dia começou dramático principalmente nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Brasília: com o cancelamento de vôos de terça-feira, houve acúmulo de passageiros e muitos deles passaram a noite no saguão.


Jornal do Brasil:
"Virou baderna"
Filas de até um quilômetro dentro dos aeroportos, milhares de passageiros desesperados, uma criança perdida dos parentes durante 12 horas, um menino que perdeu o transplante de fígado que salvaria sua vida. Na sala dos controladores, a repetição da operação tartaruga que impõe aos aviões longas esperas antes da decolagem. Nas empresas aéreas, desinformação e falta de atenção aos direitos dos passageiros. No governo, silêncio e omissão. Em Brasília e São Paulo, protestos das vítimas, reprimidos pela PM. Os órgãos de defesa do consumidor recomendam ações na Justiça contra as empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu