Opinião

"Placa de testemunho”

Corsino Aliste Mezquita
Diversos escribas apontam, constantemente, para a falta de planejamento e controles administrativos, na gestão municipal presidida pelo Sr. Eduardo de Souza César. É também voz reinante, nos sussurros dos funcionários da Prefeitura. Provas dessas duas carências: “FALTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLES”, vem sendo apresentadas, na imprensa virtual, à exaustão. Também temos contribuído com essas provas. Registramos preços de obras, atrasos, buracos abertos, para supostas piscinas, cheios de água esverdeada por mais de sessenta dias, obras inadequadas projetando problemas futuros, etc... etc.
Até o presente, nenhuma prova tão contundente como a indicada na “PLACA DO TESTEMUNHO”, que relataremos a seguir. Seguindo o estilo que adotamos, não faremos julgamentos de valor nem apelaremos para os “achísmos”. Apenas apresentaremos fatos que por todos podem ser observados ou que podiam ser observados, desde junho até o dia 04-10-06, quando visitamos a fotografamos o imbróglio. Parece que só a vereadora da região e outros colegas, preocupados com títulos e comendas, não os conseguem enxergar. Algo os impede ver os perigos que corre o município e a Educação Municipal.
Lá, pelas paragens do Sertão da Quina, à rua João Preto, n° 80, à beira do Rio Maranduba, encontra-se localizada a EM. Nativa Fernandes Faria. É uma bela escola, inaugurada em dezembro de 2004, com quadra poliesportiva cercada com alambrado, para proteger as adjacências dos estragos e perturbações das bolas. Para assombro de todos, um determinado dia do mês de julho de 2006, apareceu por lá um vereador que arrancou o alambrado e o levou para local ignorado. Não foi levado para outra escola como deveria e a lei exige. Segundo informações seguiu caminho semelhante às tabelas de basquete tiradas de uma escola e fixadas na Praça Capricórnio e já deterioradas. A quadra ficou desprotegida.
Explicação legal, para isso, não existe. Vereador arrancando alambrado de quadra de escola e levando-o para local ignorado, “NUNCA ANTES” tinha acontecido. Esses micos nunca fizeram parte de administrações anteriores.
A possível explicação real para o surpreendente e inusitado acontecimento pode estar no descontrole da administração municipal e no que estamos chamando de “PLACA DO TESTEMUNHO”. Placa fixada em junho de 2006, diversas vezes visitada e fotografada em 04-10-06. A PLACA:
CONSTRUÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA E PISCINA DA EM NATIVA FERNANDES FARIA.
VALOR: 631.938,34 (seiscentos e trinta e um mil e novecentos e trinta e oito reais e trinta e quatro centavos).
ENG.RESPONSÁVEL: SÉRGIO BORGES PADILHA.
INÍCIO 21-06-06.
Término 20 – 02 – 07.
CONSTRUTORA: GAMA ENGENHARIA.
“USO DO DINHEIRO PÚBLICO COM RESPONSABILIDADE”. (SIC).
O início da obra está indicado em 21-06-06 (sic). Dia 04-10-06, todavia não tinham sido iniciados os trabalhos. Procuramos saber as causas dessa demora absurda e, através dos sussurros de que falávamos acima, nos foi dito que o problema era o projeto. Foi pago um projeto caro que não cabe na área da escola. O mesmo fenômeno está acontecendo no Perequê-Açu. Não sabemos se a informação é fofoca da oposição, intra muros, da Prefeitura. O sussurro corre solto. Seja verdade ou sonho, como diria o poeta, A PLACA, confirma uma realidade de total descontrole.
Como informação despretensiosa registramos que a EM. Nativa Fernandes Faria, com 1.100 m² de área coberta, quadra potiesportiva cercada e ajardinamento teve, em 2004, o mesmo custo que a cobertura anunciada para a quadra existente e uma suposta piscina. Ó tempos!.. Ó mores!...
A mesma empresa está executando a obra da Praça 13 de Maio, no Centro.
Cabe aos Srs. Vereadores lerem “A PLACA DO TESTEMUNHO” com a devida atenção, pesquisar quem foi que arrancou o alambrado e tomarem as providências necessárias para que os recursos da EDUCAÇÃO sejam aplicados com eficiência, decência, nos programas e projetos educacionais e com responsabilidade.
. Comparando a realidade com a frase: “Uso do dinheiro público com responsabilidade” perceberemos, sua falta de veracidade e um certo intuito de enganar o povo. A falta de planejamento e controles é total. A PLACA DO TESTEMUNHO o atesta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu