Tudo limpinho...

300 voluntários participarão do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba

Cerca de 300 voluntários irão coletar e analisar o “lixo” em 14 pontos do município no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2007, em Ubatuba, no próximo dia 15. Serão monitorados rios, mangues, praias e costeiras.
Essa é a previsão do Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba (CEAU) que, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agenda 21 do Litoral Norte, promove o evento na cidade. Este ano, a ASSU-Ubatuba coordena o DMLRP no Estado de São Paulo. Quinze municípios e mais de 3000 voluntários estão envolvidos.
Os dados registrados pelos coordenadores locais são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (The Ocean Conservancy) para análises estatísticas. Os resultados são enviados para a IOC - Comissão Intergovernamental Oceanográfica, da ONU. Com esses resultados mundiais, a IOC pode convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha (MARPOL Treaty).
No último Dia Mundial, ano passado, equipes de Ubatuba coletaram três toneladas de resíduos. A bituca de cigarro foi o item de maior destaque, com 12.985 unidades.
Maria Luiza Camargo, membro da ASSU-Ubatuba, diz que “esse assunto deve ser tratado com especial atenção pela população, porque vivemos numa cidade com vocação para o turismo "de natureza". O lixo abandonado, além do aspecto ruim, é criatório de larvas do mosquito da dengue e acaba atraindo vermes, ratos e baratas, que trazem outras doenças à população.”
Desde seu início, mais de 35 milhões de pessoas de 120 países participaram da campanha. E cerca de mil mutirões subaquáticos aconteceram em cem países, com 900 mil mergulhadores.


ASSU-Ubatuba
Ass. Imprensa – Beto Segantini –
jrsegantini@terra.com.br

Informações extras

Desde 1986, a The Ocean Conservancy, organização não-governamental norte-americana, promove em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Cleanup), uma das campanhas mais efetivas, amplas e contínuas do mundo.
No evento, sempre no terceiro sábado de setembro, voluntários de todas as partes do mundo vão às praias e às margens dos rios coletar o lixo, depositado diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar, originadas de embarcações ou dos próprios rios.
A Coordenação do evento em Ubatuba está a cargo da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta que, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fará a distribuição dos materiais necessários para a campanha.
No ano de 2006, no Estado de São Paulo participaram doze municípios: Ubatuba, Caraguatatuba, S.Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Dourado. Mais de 2500 voluntários coletaram 8,7 toneladas de lixo.
No Brasil os dados gerais são:
. 60 municípios em 23 estados
.13.000 voluntários
. 222 km monitorados em 100 praias, rios e lagos
. 36 toneladas de resíduos coletados
. 402 mil itens classificados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu