Manchetes do dia

Sexta-feira 10 / 07 / 2015

O Globo
"E-mails mostram poder da Odebrecht na Petrobras"

Mensagens têm indícios de acesso a informações sigilosas da estatal

Documentos oficiais revelam que empreiteira conseguiu vencer licitação para terraplanagem em Abreu e Lima pelo preço pretendido por ela; visita de Lula ao canteiro de obras é tratada como 'teatro'

E-mails de um diretor da Odebrecht apreendidos pela Lava-Jato reforçam indícios de que a empresa tinha acesso a informações privilegiadas na Petrobras. Em troca de mensagens de 2007, o diretor Rogério Araújo, que está preso, menciona informações sigilosas da estatal e combina com outros executivos da empresa estratégia para aumentar o preço de obra de terraplanagem da Abreu e Lima. Documentos oficiais da Petrobras, consultados pelo GLOBO, mostram coincidência entre os e-mails, a escolha da Odebrecht e o aumento do valor da obra, como pretendia a empreiteira. Em outra mensagem, o diretor trata da visita do então presidente Lula ao canteiro de obras como "um teatro'.

Folha de S.Paulo
"Papa critica capitalismo em sua fala mais política"

Na Bolívia, Francisco diz a ativistas que sistema é uma 'ditadura sutil'

No discurso mais político em pouco mais de dois anos de pontificado, o papa Francisco defendeu na Bolívia "mudança de estruturas" mundial, informa o enviado Fabiano Maisonnave.

"Reconhecemos que este sistema impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social ou na destruição da natureza?", indagou o papa a representantes de movimentos sociais de vários países, entre eles sem-teto e indígenas.

Ele afirmou ver no capitalismo uma "ditadura sutil".

Apesar da análise dura, Francisco advertiu contra o excesso de pessimismo e exortou os movimentos sociais a protagonizar as mudanças. Para isso, afirmou, são necessárias "três grandes tarefas": pôr a economia a serviço das pessoas, unir os povos "no caminho da paz" e preservar a natureza.

O Estado de S.Paulo
"Cardozo vai a CPI para poupar o PT e o governo"

Planalto articulou ida do ministro; PMDB e PSDB miravam Mercadante, Edinho Silva e José Dirceu

Com a anuência do Planalto, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi convocado a depor na CPI da Petrobras. Ele deverá dar explicações sobre a atuação da PF nas investigações do esquema de corrupção na estatal. A presença de Cardozo tem como objetivo poupar ministros mais próximos da presidente Dilma Rousseff, como Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social), e livrar da exposição o ex-ministro José Dirceu, o PT e o governo. Insatisfeitos com a condução dos trabalhos da PF, petistas não devem blindar Cardozo no depoimento, previsto para o próximo mês. Entre os 79 requerimentos aprovados estão as convocações do empresário Marcelo Odebrecht, do executivo da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo e de Beatriz Catta Preta, advogada de investigados que fizeram delação. Também havia requerimentos contrários aos interesses do ex-presidente Lula, mas a oposição decidiu não convocá-lo.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu