Zé Ronaldo diz:


Procurando “Jesus” (II)

José Ronaldo dos Santos
Não é difícil encontrar o lugar onde “Jesus” tem moradia fixa. Basta subir a estrada principal do bairro Taquaral, indo até um entroncamento de onde se deixa a rua que homenageia a saudosa líder do lugar: a Maria Charleaux, a “Xana do Taquaral”. Depois, continua subindo, mas não muito. Pronto! Do lado direito, surge um caminho bem cuidado no meio da mata. Se embrenhando mais 50 metros, é possível avistar os simples chalés e os cachorros que ajudam o Toninho “Jesus” Suré a cuidar de um “pedacinho de céu”, onde a natureza nos tranquiliza porque está preservada.


Conforme disse o Toninho: “Os chalés são simples, para acolher amigos. A minha segurança depende dessas pessoas que estão sempre próximas de mim. Elas me protegem, inclusive dos meus irmãos que se juntaram com políticos e doutores para desfazerem-se daquilo que nós herdamos. O meu avô, que veio da Alemanha, viveu 85 anos. Ele adquiriu esta propriedade que tem mais de 130 alqueires. Quem contou isto foi o meu pai, que viveu 127 anos. Se cometemos muitos erros, também é verdade que queremos acertar, tanto em referência aos homens como também no que diz respeito à natureza”.
   
Certamente que na área preservada tem espécies da flora e da fauna que nem foram catalogadas. Eu vi, por exemplo, pés de café totalmente diferentes de outros que estou acostumado nas minhas andanças: com folhas enormes e uma ramagem única. O Toninho me falou que são plantas do tempo do avô dele.
   
Continuando a caminhada em direção à cachoeira, os sons e luzes dão espetáculo. Ah! Notei que, no percurso do rio, vários canos levam água para outras moradias do bairro. Me perguntei: será que os usuários dessa água maravilhosa são aliados do proprietário, ou, conforme um dizer do Dico do Puruba, são “cobras prontas para darem botes”, que não estão nem aí para esse papo de preservação ecológica?
   
Em tempo:
   
Bem que a Secretaria da Agricultura poderia incluir o nosso personagem como fornecedor de polpa da jiçara (açaí) para uma merenda escolar mais saudável.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu