Coluna do Celsinho

Horizonte

Celso de Almeida Jr.
Tenho boas expectativas para o futuro de Ubatuba.

Minha avaliação não é apaixonada.

Não é, também, delírio pós tinto.

Tentarei argumentar.

Com o advento das mídias eletrônicas, divulgar o pensamento ficou mais fácil.

Não é obrigatório aquele esforço gigantesco para compor, buscar patrocínio, negociar com gráficas para fazer, no sufoco, um semanário impresso.

Hoje, publica-se a qualquer hora, nesta maravilhosa rede mundial.

Mesmo os que não tem a menor aptidão para os negócios podem criar o seu veículo de comunicação, irradiando idéias, provocando o debate instantaneamente.

Graças a esta ferramenta, o que assistimos em Ubatuba nos últimos anos?

Gente, de diferentes correntes políticas, se manifestando, criticando, apontando soluções, revelando um saudável exercício de cidadania.

O leitor, atento, ao comparar idéias, avaliar críticas, observar réplicas e tréplicas, tem a oportunidade de saber quem é quem.

Isso, seguramente, mais cedo ou mais tarde, atingirá o eleitorado; mesmo o cidadão mais simples, que não acessa a internet ou que não tenha o senso crítico mais apurado.

O formador de opinião, forte irradiador de pensamento, está ficando mais ciente de suas responsabilidades.

Percebe que a sua ausência do jogo democrático é prejudicial para o avanço da cidadania.

Assim, aos poucos, aumenta o número daqueles que se manifestam e perdem o medo de questionar.

Acrescento ao meu raciocínio, além da democratização da informação, o aperfeiçoamento das instituições, que começa a ser percebido em nossa cidade.

Na política, o tema Ficha Limpa veio à tona e já permitirá bons avanços nesta próxima eleição municipal.

Da mesma forma, a Justiça, em suas diversas instâncias, parece estar mais próxima da sociedade, atuando com maior rigidez nas questões ligadas à gestão pública.

A legislação, que sempre foi boa, está sendo cumprida com maior eficácia, graças a coragem de uma nova geração de homens públicos determinados.

Estas conquistas, ao longo do tempo, permitirão bons frutos, pois, em síntese, irão revelar com maior rigor, aos homens e mulheres que pretendem representar o eleitorado, a obrigatoriedade de agir com transparência, seriedade, respeito e equilíbrio, percebendo que o poder é transitório e exige honestidade e bom senso.

Twitter

Comentários

saulo disse…
Não o conheço pessoalmente, mas é um belo texto Celso.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu