Coluna do Rui Grilo

Ubacunhã fecha mês da Consciência Negra com espetáculo musical

Rui Grilo
A ópera popular "As avadeiras de Rio e Seus Amores de Mar”, produzida pelo Instituto Cultural Ubacunhã, liderado pelo Bado Todão, depois de se apresentar em várias cidades, deverá fechar o ano com uma grande apresentação na Praia de Itaguá, no dia 19 de dezembro, em frente ao Tamoios Iate Clube, grande parceiro que sempre apoiou o trabalho do grupo.

A primeira apresentação dessa obra, mostrando suas profundas origens, foi na Praia de Picinguaba.

É bom destacar que essa ópera foi contemplada com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2008, concedido pela Fundação Nacional de Artes e Ministério da Cultura, recebendo financiamento da Petrobrás para execução, montagem e apresentações desde agosto de 2009.

No entanto, devido ao alto custo da produção, o grupo tem feito vários eventos para arrecadar fundos, verdadeiro mutirão de resistência da cultura popular, reunindo amigos, fãs do grupo e todos aqueles que incentivam a cultura popular de Ubatuba e dos caiçaras.

Fechando o mês da Consciência Negra, sábado, dia 27/11 o grupo apresentou um espetáculo musical representando aspectos do cotidiano dos negros, a luta contínua pela liberdade e contra o preconceito racial.

A festa, realizada na ampla sala/palco da Mariza Muniz, no Perequê Açu, estava repleta de amigos/convidados do grupo. Num ambiente bastante descontraído, além da música, rolou um bobó de camarão e o tradicional caldinho de feijão, que já é praxe nas festas proporcionadas pelo grupo. A bebida é por conta de cada um, e o Góis se esmerou na produção de batidas para todos.

O microfone, depois da apresentação principal, ficou aberto e vários convidados foram se apresentando, entre os quais a Marisa Taguada, o Góis e a advogada Zenaide, que, trajada a rigor, toda colorida em sua vestimenta com desenhos característicos da cultura africana, apresentou uma música muito bonita e representativa da cultura da África do Sul.

Saí a meia noite e a festa ainda rolava.

Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br
 
Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu