Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 07 / 2010

Folha de São Paulo
"Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais"

Mortalidade infantil registra queda de 54% desde 1990, mas progresso é bem menor entre bebês de até 28 dias

Dados do Ministério da Saúde apontam mudança no perfil da mortalidade infantil no país. Em 1990, bebês com até 28 dias respondiam por 49% do total da mortalidade de crianças com até um ano de idade. Em 2008, a participação saltou para 68% (alta de 39%). Em 20 anos, o Brasil reduziu as mortes infantis (até um ano) em 54% graças a programas de vacinação e saneamento, entre outros fatores. Na faixa dos neonatais, porém, pesam fatores estruturais não resolvidos, como pré-natais deficientes e falta de UTIs neonatais. Para o governo, 70% das mortes de recém-nascidos seriam evitáveis.

O Estado de São Paulo
"Uribe 'deplora' declaração de Lula"

Em nota, presidente colombiano critica o brasileiro por ter qualificado a crise entre Venezuela e Colômbia como mero 'conflito verbal'

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, criticou o presidente Lula por ter qualificado a crise entre Colômbia e Venezuela meramente como um "conflito verbal". Em nota, Uribe disse que "deplora" o fato de que Lula, com quem afirma ter "cultivado as melhores relações", tenha se referido à crise "como se fosse caso de assuntos pessoais". Para Uribe, Lula ignora a "ameaça" que representa a presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela. O brasileiro não quis comentar. Presente à reunião da União Sul-Americana de Nações (Unasul) para abordar a crise, o chanceler da Colômbia, Jaime Bermúdez, disse que não tinha "grandes expectativas" sobre o encontro, convocado pela Venezuela, e que seu país não recuaria da denúncia de que o governo de Hugo Chávez apoia as Farc.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu