Oriente Médio

Irã ridiculariza nova política nuclear de Obama e promete resposta

da Reportagem Local da Folha
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ridicularizou nesta quarta-feira a nova política nuclear do presidente americano, Barack Obama, que deixa aberta a opção do uso de armamento atômico contra a república islâmica. Ele advertiu ainda que os EUA pode receber uma resposta "contundente".

"Políticos materialistas americanos, quando perdem para lógica, imediatamente colocam o dedo no gatilho, como cowboys", disse Ahmadinejad em um discurso no noroeste do país, transmitido ao vivo pela televisão estatal.

"Sr. Obama, você é novo [na política]. Espere até você suar e ganhar alguma experiência. Seja cauteloso para não ler o papel na sua frente ou repetir qualquer declaração recomendada", continuou o ultraconservador iraniano. "[Políticos americanos] maiores que você, mais provocadores que você, não puderam fazer nada".

Nesta terça-feira, o secretário de Defesa, Robert Gates, disse que o governo dos Estados Unidos descarta utilizar armas nucleares contra países que não possuem este tipo de arsenal, mas considera que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação a Irã e Coreia do Norte.

"Espero que as declarações publicadas não sejam verdadeiras. [Obama] ameaçou com armas nucleares e químicas os países que não se submetem aos Estados Unidos", disse Ahmadinejad em um discurso no noroeste do país, transmitido ao vivo pela televisão estatal.

"Tenha cuidado. Se seguir os passos de [o ex-presidente americano George W.] Bush, a resposta das nações será tão contundente como a que obteve Bush", acrescentou.
Leia mais
 
Nota do Editor - Onde está a verdade? Ninguém sabe. Mas não há como impedir que tiremos conclusões sobre o espetáculo midiático da "bomba iraniana". Estados Unidos e Israel dizem que o programa nuclear do Irã tem finalidades bélicas. O Irã diz que não, mas não abre o jogo totalmente. E, nas entrelinhas, dá aquele sorrisinho maroto de desafio, dando a entender que poderá enriquecer urânio a ponto de constriur bombas. Onde está a verdade? Ninguém sabe. Quem pretende burlar a vigilância internacional não abre o bico, trabalha na surdina. Israel e África do Sul construiram artefatos nucleares. Os africanos juram que destruiram os seus, os israelenses calam sobre o tema. Especialistas falam em mais de 100 ogivas no país judeu. Onde está a verdade? Ninguém sabe. Ahmadinejad é liso e tergiversa, os americanos esquentam o debate e conclamam o mundo a aderir às sanções contra o país dos aiatolás. Tudo leva a crer que a qualquer momento haverá um pretexto para invadir o Irã. Outro Iraque, outro Vietnã? Existe bala na agulha para tanto? Enquanto o embate ficar situado no plano das bravatas e das ameaças nada há a temer. Mas um dia algum maluco - há muitos - pode ultrapassar a linha que separa o bom senso da loucura e bum! Vai tudo pelos ares. Quando existe a possibilidade de um evento ocorrer, ele ocorrerá. É questão de tempo. (Sidney Borges)
 
Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu