Clique aqui e saiba mais

Comentários

Saulo Gil disse…
Matéria publicada no jornal Imprensa Livre neste último dia 06/04



Lançado há 20 meses, Onda Limpa tem menos de 10% das obras concluídas no LN



Saulo Gil



Lançado em setembro de 2008 e amplamente divulgado pelo Governo Paulista como uma das principais ações da gestão José Serra em São Paulo, o programa Onda Limpa da Sabesp ainda não trouxe melhorias significativas paras as condições de saneamento básico do Litoral Norte do Estado. Das 43 obras previstas até 2015 ao longo das cidades que formam a região, somente quatro estão concluídas, sendo todas elas no município de Caraguatatuba (Porto Novo, Massaguaçu, Indaiá e Martim de Sá).



Além disso, entre os projetos já finalizados, apenas a Estação de Tratamento do Porto Novo está em pleno funcionamento. No sistema entregue em Massaguaçu e Tabatinga Velha, quase metade da população contemplada não realizou a ligação oficial à rede da Sabesp. Já na obra da praia Martim de Sá, a falta de energia ainda impede a operação de bombeamento de esgoto e, no Indaiá, o sistema precisará de uma segunda etapa de obras para o atendimento à população se tornar realidade. Ou seja, numericamente, os trabalhos totalmente finalizados representam cerca de 8% de todos os projetos anunciados pela Sabesp no Litoral Norte em 2008.



Com relação às obras em andamento, as perspectivas são mais animadoras. Atualmente, o programa Onda Limpa promove investimentos em 15 pontos espalhados pela região, novamente, com concentração maior na cidade de Caraguatatuba, que conta com cinco obras iniciadas. Nos municípios de São Sebastião e Ubatuba, que somam mais de 20 projetos anunciados pelo programa até 2015, nenhuma obra foi concluída até agora e apenas três intervenções da Sabesp estão efetivamente em andamento.



Atraso histórico



No caso do Sistema de Esgotamento Sanitário Principal Perequê-Açu em Ubatuba, a reportagem constatou que o tratamento de esgoto no bairro já é uma promessa bem antiga da Sabesp. O professor Jorge Ivan Ferreira se recorda de um evento ocorrido em meados do ano 2000, quando o Governo Estadual anunciou a implantação da rede coletora, com previsão para a conclusão da primeira etapa em 2002. O morador acrescenta que, na época, uma estrutura de propaganda foi instalada no calçadão central da cidade, divulgando o início das obras no Perequê-Açu e imediações. 10 anos depois, operários seguem atuando na região, porém, todos os imóveis instalados no bairro continuam sem o atendimento oficial da rede coletora.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu