Violência

Para especialistas, helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos

Policial sugere tanque autovedante, que não derrama combustível. Segundo eles, balas traçantes podem ter sido motivo de fogo em aeronave.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio
Helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos diretos entre policiais e traficantes. Essa é a opinião de alguns especialistas, que acreditam que a aeronave deveria servir apenas para apoio tático de operações em terra. Há ainda quem sustente que um tanque de combustível autovedante, que se fecha sozinho depois de perfurado, poderia amenizar chances de fogo no ar. “O helicóptero é feito pra dar apoio. Em média, ele sozinho substitui 37 viaturas em terra, mas é feito para orientar por onde a equipe de terra pode ir. Não tem que entrar em combate pra não cair, não é aconselhado. É uma sinuca de bico”, afirma o especialista em segurança de voo, Douglas Machado, que aponta algumas vulnerabilidades deste tipo de aeronave em conflitos armados.

"O que determina o risco é a utilização da aeronave dessa forma, em voo baixo, com potencia máxima, numa área habitada. Aeronave policial está sendo usada como plataforma de combate, com perigo para policiais e moradores. Esses helicópteros estão sendo utilizados como aeronaves de guerra, de ataque, sem ter essa característica. Temos um histórico suficiente pra determinar o fim do uso dos helicópteros", reiterou o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rodrigo Pimentel.

Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu