Deu em O Globo

Estrategista de Obama faz defesa da internet

Americano diz que rede aumenta engajamento e pode dar mais transparência às disputas eleitorais

De Ricardo Galhardo
Estrategista da inovadora campanha de Barack Obama pela internet ano passado e cotado para assessorar Dilma Rousseff (PT) em sua candidatura ao Planalto, em 2010, o publicitário americano Ben Self defendeu o uso da rede mundial de computadores como forma de aumentar o engajamento do eleitorado e dar mais transparência às disputas eleitorais.


— Há outras formas de relacionamento que não sejam com dinheiro e tapinhas nas costas — afirmou.

Em sua intervenção no 1 Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing promovido pela Universidade George Washington, Self citou números da campanha on-line de Obama: US$ 500 milhões (cerca de R$ 900 milhões) arrecadados pela internet, 220 milhões de contatos com eleitores por meio de um mailing com mais de 13 milhões de endereços, 1.800 vídeos divulgados na rede que proporcionaram a assistência de mais de 1 bilhão de minutos via computador.

O sistema de arrecadação começou com pedidos de U$ 5. Segundo ele, mais do que arrecadar fundos, a estratégia serve para aumentar o engajamento na campanha:

— Quando você dá dinheiro, algo muda na relação. As pessoas passam a ter mais interesses. Você começa pedindo US$ 5 e vai pedindo mais e mais.

Perguntado sobre um contrato com Dilma ou com o publicitário do PT, João Santana, Self se esquivou, dizendo que não fala de "clientes em potencial". (Do Blog do Noblat)

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