Brasil

Glorioso porvir

Sidney Borges
Desde a infância ouço falar em país do futuro. O futuro chegou e continua a mesma conversa. O ministro Mantega diz hoje na Folha (http://bit.ly/3AJZGk) que o porvir glorioso será materializado na forma de quinta economia do mundo. Vai acontecer na próxima década.

Ontem publiquei uma matéria sobre condomínios de luxo. Ilhas de fantasia protegidas por altos muros. As barreiras servem para isolar ricos pela graça de Deus de pobretões que não sabem o seu lugar. Audácia, daqui a pouco mulheres que vivem do lado de fora vão se achar no direito de ter sapatos de 10 mil reais. Com sola vermelha. O pessoal do andar de cima adora o lulismo.

O primeiro choque de quem viaja é verificar que nas democracias desenvolvidas não há tanta desigualdade. As periferias são bonitas e em nada lembram os amontoados africanos que cercam as cidades brasileiras. Na verdade o conceito brasileiro de periferia não existe por lá.

Eu não tenho dúvida da sinceridade do ministro Mantega. De seu confortável gabinete em Brasília ele consulta planilhas. Os números não mentem.

A economia brasileira vai bem. E deve continuar assim. O que os números não dizem é que o modelo concentra renda e não diminui a desigualdade, apesar dos programas sociais do governo Lula, corretos na essência.

Antes de figurarmos no ranking dos países desenvolvidos precisamos nos tornar desenvolvidos. Esse é um longo caminho. Mais próprio a engenheiros do que a marqueteiros.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu