Coluna de Domingo

Cinedebate continua

Rui Grilo
Iniciado com o apoio do Sindicato dos Bancários, o estabelecimento de uma parceria com a FUNDAÇÃO ALAVANCA amplia o raio de ação do Cinedebate, que após uma pausa, recomeça com uma proposta mais articulada.

Como foi destacado pela equipe da Petrobrás, durante o seminário realizado na FUNDART, a Fundação Alavanca foi uma das contempladas com o repasse de recursos pela PETROBRÁS, ao FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) com a proposta chamada MEU PROJETO DE VIDA.

Com esse projeto, a Fundação ampliou a sua atuação, porque além de diversificar as atividades formativas com os jovens atendidos pela Alavanca, agora também atende o Gaiato, a Comunidade Emaús, o Projeto Namaskar, FUNDAC, Guarda Mirim e a E.M.Semíramis Prado de Oliveira, no Saco da Ribeira. Com isso, a Fundação Alavanca coloca em ação a proposta do Movimento Ubatuba em Rede, que é de fortalecer e articular as instituições da sociedade civil, garantindo maior eficiência, visibilidade e economia de recursos.

As várias atividades propostas aos jovens, devem contribuir para o desenvolvimento da percepção de si, do outro e do mundo; da sociabilidade, do espírito crítico, de diferentes habilidades leitura e de expressão, através da dança, da música, da fala, do jogo, com ênfase especial ao hip hop, movimento que vem crescendo e se articulando cada vez mais em Ubatuba.

Já realizamos duas sessões – no Gaiato e no Namaskar – usando curtas metragens (de 8 a 15 minutos) para que haja mais espaço para a discussão das diferentes percepções e pontos de vista. Deu para perceber que na segunda sessão já estavam mais descontraídos e falantes.

Uma das estratégias que usamos é interromper o filme e solicitar a eles que imaginem como será o filme, isto é, a habilidade de antecipação, que é deduzir o final por alguns índices apresentados. O resultado tem sido bastante satisfatório porque no questionário que preencheram no final, houve bastante convergência sobre a idéia e objetivo principal dos textos (filmes). Também solicitamos que fizessem comparações entre os dois ou três filmes apresentados.

Também foi apontado que, ao discutir os filmes, na verdade estavam discutindo questões de suas vidas, apontando caminhos e soluções.

A avaliação da qualidade dos filmes foi muito positiva, quase unânime. Isso nos dá mais força para a continuidade do trabalho.

Continuamos com o espaço do Sindicato dos Bancários que está aberto a grupos com agendamento prévio. Também há a possibilidade de atendimento à associações de bairro e movimentos populares através do seguinte e-mail: ragrilo@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu