Urnas eletrônicas




Jony Correia, "certamente votos foram desviados" Fotos: Lineu Filho
Candidatos a vereador que não foram eleitos fazem manifestação no centro de Curitiba
Eles alegam que houve fraude nas eleições. Cerca de 150 pessoas participaram do movimento
Publicado por Jadson André
Um grupo de candidatos a vereador que não foram eleitos protestaram na manhã deste sábado (11), no centro de Curitiba, contra uma possível fraude nas eleições municipais deste ano. A concentração aconteceu as 10h00 na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. Cerca de 150 pessoas participaram da manifestação, carregando faixas, com nariz de palhaço e apitos caminharam até a Boca Maldita.
Os candidatos não eleitos acusam o TRE de fraudar as eleições, transferindo votos de um numero de candidatos para outros, que foram eleitos. Segundo Carlos Roberto Alves, que nas urnas atendia pelo nome de Kunta Kintê, pelo PMN, antes do apagão dos telões do TRE durante a apuração, ele tinha 3.467 votos, quando as telas voltaram a funcionar, já mostravam o resultado final com a lista de nomes dos candidatos eleitos. Neste momento conta Alves, ele contabilizava apenas 750 votos. “Nós temos diversas provas, a eleição foi fraudada teve candidato comemorando a vitória com menos de 3% das urnas apuradas”, disse Alves que é um dos organizadores da manifestação.
Alguns ex-candidatos que estava presentes na manifestação apresentaram uma denúncia em comum, a de que muitos de seus eleitores, no momento da votação recebiam na tela da urna a opção de voto apenas para prefeito e que muitas vezes, mesmo digitando o número do candidato na opção de voto a vereador, quando ela aparecia, o candidato não estava registrado e em algumas vezes nem mesmo a foto constava na tela da urna. “Muitos eleitores que tentaram votar em mim disseram que a urna já mostrava a opção de voto para prefeito, sem nem mesmo aparecer à opção a vereador, nem a minha foto aparecia, segundo eles me disseram”, conta a ex-candidata pelo PRB, Rosa Lúcia Melo, a “Rosinha”.
O ex-candidato pelo PMDB, Jony Correia, apresentou, assim como quase todos os ex-candidatos presentes na manifestação, uma lista com o número de votos feitos em cada urna. Ele alega que em seções onde seus eleitores votaram, na relação final de votos, estas urnas não apresentava nenhum voto a seu favor. “Pessoas que votaram em seus candidatos, não tinham seu voto contabilizado na urna, estes votos certamente foram desviados”, afirma Correia.
Correia disse que o grupo de ex-candidatos lesados por esta possível fraude vai mover uma ação judicial para apurar e julgar o caso. “Nós estamos juntando provas, fatos e testemunhas para mover esta ação”, disse Correia. (Jornale Curitiba)
Comentários
PODE ATÉ EXISTIR UMA FALHA NA TRANSMISSÃO DE DADOS, MAS 5 ?
TODOS FORAM FEITOS DE COMPLETOS IDIOTAS AS ELEIÇÕES PARA VEREADOR JÁ ESTAVAM COM SEUS LUGARES E NOMES MARCADOS
ISSO É NOTORIO