Manchetes do dia

Sábado, 12 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Supremo se diz desrespeitado e manda soltar Dantas de novo"
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou soltar pela segunda vez em menos de 48 horas o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, preso na Operação Satiagraha. Dantas deixou à noite a sede da PF em São Paulo e viajou de jatinho para o Rio. Mendes chamou de "absurda" e "inaceitável" a primeira prisão preventiva ordenada anteontem pelo juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de SP. Para ele, o juiz "não indicou elementos concretos" para justificar a prisão e quis "desrespeitar" a decisão anterior do STF.

O ministro quer a investigação de possíveis abusos na determinação das prisões.
Entidades de classe defenderam De Sanctis e criticaram a intenção de Mendes. Manifesto assinado por 121 juízes federais da 3ª Região (SP e MS) diz que "não se vislumbra motivação plausível para que um juiz seja investigado por ter um determinado entendimento jurídico". A Associação dos Juízes Federais do Brasil manifestou "preocupação" com a atitude de Gilmar Mendes.
Em carta aberta, 26 procuradores da República falaram em "dia de luto para as instituições democráticas brasileiras".

O Globo
"Gilmar solta Dantas, ataca juiz e tensão no Judiciário cresce"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu ontem, pela segunda vez, libertar o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity. A sentença levou procuradores e juízes federais a lançar manifestos com fortes críticas a Gilmar, elevando a tensão no Judiciário. Os magistrados saíram em defesa do juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo, Fausto de Sanctis, que por duas vezes mandou prender Dantas, e do procurador Rodrigo de Grandis, que apresentou as denúncias. Gilmar, por sua vez, ordenou que a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investigue se houve algum tipo de desvio na conduta profissional do juiz De Sanctis. Ao assinar ontem o novo habeas corpus para Dantas, Gilmar disse ter havido uma tentativa do juiz de desrespeitar a decisão do Supremo. De Sanctis negou a notícia de que teria mandado monitorar o presidente do STF. Dantas deixou a PF ontem às 20h20m.


O Estado de S. Paulo
"STF acusa juiz paulista e manda soltar Dantas de novo"
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou pela segunda vez a Polícia Federal soltar o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. Preso na terça-feira, Dantas foi solto na quinta, por decisão do STF. Na própria quinta, o banqueiro voltou para a cadeia, pois uma nova ordem de prisão foi expedida pelo mesmo juiz da primeira ordem, Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
No despacho de ontem, Mendes acusa De Sanctis de desrespeitar ordens do Supremo: “Não é a primeira vez que o juiz insurge-se contra decisão emanada desta Corte.” Para Mendes, De Sanctis teria tentado driblar liminar do STF que suspendera processo contra o russo Boris Berezovsky, dono de empresa que patrocinava o Corinthians. Diante da informação de que estava sendo monitorado pela PF, Mendes determinou varredura em seu gabinete, mas não foram encontrados grampos.


Jornal do Brasil
"Guerra no Judiciário"
Pela segunda vez em dois dias, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, mandou soltar Daniel Dantas. A decisão deflagrou uma guerra com procuradores e juízes federais. Em carta aberta, 45 procuradores acusaram Mendes de afrontar as instituições, enquanto manifesto de 130 magistrados declarou apoio ao juiz Fausto Martin de Sanctis, autor dos dois pedidos de prisão do banqueiro. A Polícia Federal entrou na crise, acusada de monitorar o presidente do STF, mas uma varredura não achou grampo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu