Energia

Construção de Angra 3 deve ser retomada em setembro, diz Lobão

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A construção da usina nuclear Angra 3 deve ser retomada no dia 1º de setembro e a obra deverá estar pronta em quatro anos, segundo informou hoje (7) o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Segundo ele, a licença de instalação da usina, que irá gerar 1,3 mil megawatts, será concedida em 15 dias pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Nos planos do governo também estão a construção de mais três usinas térmicas movidas a energia nuclear. “Daí por diante, teremos uma térmica nuclear por ano até chegarmos a um total de 60 mil megawatts daqui a 50 anos”, disse o ministro.
Para alcançar essa meta, o governo está formando o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, que será coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O papel do comitê será o de fixar diretrizes e metas para o desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro e monitorar sua implementação. Também fazem parte do grupo os Ministérios de Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, da Defesa e da Fazenda. Segundo a Casa Civil, o comitê também vai estudar as disponibilidades materiais e humanas do setor nuclear, considerado cada vez mais estratégico para o desenvolvimento do país por causa da crescente demanda por energia elétrica.
O decreto de criação do comitê foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (3) e os ministérios ainda estão em fase de indicação de seus representantes.
Lobão defende a ampliação do uso da energia nuclear no Brasil, por ser uma uma energia limpa utilizada no mundo todo. Ele destaca que o Brasil tem a sexta maior reserva mundial de urânio, mineral usado na produção de energia nuclear.
“Será uma excelente térmica, com produção firme. Temos tudo para ter sucesso com a produção de energia nuclear”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu