Manchetes do dia

Terça-feira, 08 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Fome ameaça 100 milhões a mais, diz Banco Mundial"
O presidente do banco Mundial, Robert Zoellick, cobrou que os líderes do G8 (os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) evitem o que chamou de “desastre”: a crise alimentícia global que, de acordo com cálculos do banco, pode levar à fome um contigente adicional de 100 milhões de pessoas. “Não temos o direito de falhar”, disse Zoellick em entrevista à margem do encontro de cúpula do G8, iniciado ontem em Hokkaido, no Japão. Segundo a FAO (órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação), há 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. Para o banco, as providências imediatas que precisam ser tomadas são o atendimento às necessidades urgentes dos países muito pobres, a ajuda a pequenos produtores e eliminação de restrições à exportação de alimentos em 26 países. Ban ki-moon, secretário-geral da ONU, disse que o alto preço dos alimentos faz retroceder o “relógio do desenvolvimento”. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs criar um grupo para obter um “diagnóstico preciso” da crise.


O Globo
"Pai acusa PM de metralhar carro da família e matar filho"
O taxista Paulo Roberto Barbosa Soares, de 45 anos, acusou ontem PMs de terem matado o seu filho, João Roberto, de 3 anos, baleado na noite de domingo durante uma perseguição a assaltantes na Tijuca. Ele negou que tenha ocorrido troca de tiros com os bandidos, como alegaram os dois policiais envolvidos no caso, que já estão presos administrativamente. Baseado no relato de sua mulher, Alessandra Amorim, ferida por estilhaços, Paulo Roberto disse que ela teve o carro metralhado pelos policiais. “Eles metralharam o veículo com a mulher e duas crianças dentro”, afirmou o pai. Atingido por três tiros – um deles na cabeça -, João Roberto teve morte cerebral e, às 20h10m, os aparelhos que o mantinham vivo foram desligados, diante de seus pais, que autorizaram a doação de órgãos. Apenas as córneas da criança, porém, poderão ser aproveitadas. João Roberto completaria 4 anos no próximo dia 29. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, admitiu ontem que os policiais do 6º BPM (Tijuca) confundiram o carro da família com o dos bandidos. Ele qualificou a ação como desastrosa e que demonstra “falta de critério, de treinamento”.


O Estado de S. Paulo
"Construção de Angra 3 começa em setembro"
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou ontem que o governo pretende iniciar em 1º de setembro a construção da usina nuclear de Angra 3, no litoral do Rio de Janeiro. O começo das obras só depende do Ibama,q ue deve emitir em até 15 dias a licença de instalação da usina. Dentro do governo, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva era a principal opositora do projeto, que tem o apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma rousseff. Lobão disse que a eneergia nuclear ganha espaço no mundo inteiro: "A frança produz 70% de toda a sua energia em usinas nucleares." Os planos anunciados pelo ministro não param em Angra 3 - a idéia é iniciar o quanto antes a construção de outras quatro usinas nucleares.


Jornal do Brasil
"Que polícia é essa?"
A morte do menino João Roberto Amorim Soares, de 3 anos, baleado por PMs na Tijuca, domingo, chocou o próprio secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Os policiais deram pelo menos 15 tiros no carro onde a criança seguia com a mãe e o irmão de nove meses. Alegaram uma troca de tiros com bandidos, desmentida por testemunhas. Desesperado, o pai de João disse que a mulher ainda tentou, em vão, alertar os soldados. Beltrame lançou o plano de treinamento da polícia, antecipado pelo JB sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu