Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 /06 / 2007

Folha de São Paulo
"Entidades acusam polícia de abusos em ação no Rio"
Entidades de direitos humanos e parentes de vítimas dos 19 mortos em ação policial anteontem no complexo do Alemão, no Rio, acusaram a polícia de ter matado inocentes e pessoas feridas, incapazes de reagir. Com base em relatos de moradores, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, João Tancredo, disse que a polícia cometeu "um massacre de civis".


O Globo
"Polícia já planeja cerco a Rocinha e mais 4 favelas"
O secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, afirmou ontem que vai estender à Rocinha e a outras quatro favelas do Rio a mesma estratégia de uso da força empregada no Complexo do Alemão. Ele informou que estão sendo planejadas megaoperações em comunidades onde o tráfico se impõe pela força, como Rocinha, Cidade de Deus, Jacarezinho, Mangueira e Complexo da Maré. "Temos que agir, garantir o direito de ir e vir dos moradores", disse o secretário. As cinco favelas apontadas como os próximos alvos teriam juntas um exército formado por cerca de 850 homens bem armados. Considerado um dos alvos mais difíceis, por sua localização, só a Rocinha teria 200 traficantes e cem fuzis automáticos. Apesar do duro golpe sofrido anteontem durante a operação da polícia, o tráfico de drogas resiste no Complexo do Alemão. Os bandidos reagiram ontem a tiros e bombas, quando policiais militares retornaram ao Morro da Fazendinha. Várias escolas continuavam fechadas e imperava a lei do silêncio entre moradores e comerciantes. A batalha do Alemão contou com levantamento aerofotográfico da região e o auxílio de 150 informantes. A atuação da Força Nacional foi considerada tão importante que o estado vai pedir ao governo federal a permanência da tropa de elite no Rio até o fim do ano.


O Estado de São Paulo
"Lula e ministros saem em defesa de Renan"
O presidente Lula e dois de seus principais ministros saíram em defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros, acusado de usar dinheiro do lobista de uma empreiteira para pagar despesas pessoais. Durante cerimônia de recondução de Antonio Fernando de Souza ao cargo de procurador-geral da República, Lula criticou a forma como o Ministério Público e a Polícia Federal divulgam informações sobre suspeitos. "É não termos o cuidado de pessoas serem execradas publicamente antes de serem julgadas", disse, ao lado de Renan, que participou da solenidade. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a preocupação de Lula é defender "os princípios democráticos e os direitos individuais". E o ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou desejar que Renan seja inocente: "É isso o que todos nós queremos e que o povo brasileiro quer".


Jornal do Brasil
"Confronto vai continuar"
Operações militares planejadas e de grande porte, como a realizada no Complexo do Alemão, vão continuar. O governo do Rio, afinado com a política federal de segurança pública, já prepara novas incursões para combater o tráfico e reassumir o controle dos morros. Com ações cirúrgicas, a polícia pretende enfraquecer o primeiro escalão da droga carioca. A população apóia e pede que se continue a agir após os Jogos Pan-Americanos. A decisão das autoridades é pôr fim ao pacto de não-agressão. Por outro lado, os bandidos anunciam, na letra de um funk, que têm poder de fogo e vão reagir às operações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu