Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 06 / 2007

Folha de São Paulo
"Ação policial mata ao menos 19 no Rio"
Pelo menos 19 pessoas morreram em dez horas de combates na maior mobilização policial já ocorrida em uma única área do Rio. A ação envolveu 1.350 homens das polícias Civil e Militar e da Força Nacional de Segurança no complexo de favelas do Alemão, na zona norte, alvo de operações diárias há quase dois meses. Até a noite, o governo do Rio falava em 13 mortos.

O Globo
"Polícia invade Alemão e mata 19"
Numa das maiores mobilizações de policiais do país, com um total de 1.350 agentes, a Secretaria de Segurança do estado coordenou ontem a mais forte ofensiva contra o tráfico no Complexo do Alemão, desde o início da guerra que já dura quase dois meses. Após vários confrontos, 19 pessoas morreram, sete foram vítimas de balas perdidas, um policial ficou ferido e cinco traficantes, baleados. A ação mobilizou policiais civis, militares e da Força Nacional, em carros blindados e com apoio de helicóptero. Com todo o morro ocupado, bandidos diziam pelo rádio que tinham de fugir devido ao grande número de policiais no local. A polícia descobriu esconderijos onde os bandidos guardavam armas (entre as quais duas metralhadoras antiaéreas), munição, explosivos e drogas. "A Secretaria de Segurança quebrou um pacto silencioso de não-agressão", disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, admitindo que o complexo ainda está dominado pelos traficantes. O cerco vai continuar.


O Estado de São Paulo
"Operação no Rio deixa 13 mortos"
Uma das maiores operações de combate ao tráfico no Rio terminou com 13 mortes ontem. Nove pessoas foram feridas por balas perdidas. Cerca de 1.200 policiais civis e militares e 150 agentes da Força Nacional de Segurança ocuparam o complexo de favelas do Alemão, na zona norte. A operação foi planejada pelo Centro de Informação da Polícia Civil, que recebeu informação de que traficantes se reuniriam em uma casa que era na verdade um paiol de armas e drogas. Os policiais foram recebidos a bala e o tiroteio durou mais de 7 horas. Houve apreensão de 40 quilos de cocaína, 115 quilos de maconha, 50 explosivos, 5 fuzis, 5 pistolas, 2 metralhadoras antiaéreas ponto 30 e munição. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, que chegou a divulgar que havia de 18 a 20 mortos, todas as vítimas eram criminosos. Às 16h30, três blindados da PM desceram com os primeiros corpos. Parentes iniciaram um protesto, logo interrompido pela polícia com gás pimenta.


Jornal do Brasil
"Guerra sem fim"
Depois de 57 dias de ocupação e dois meses de planejamento, a polícia realizou uma das maiores operações da história no Complexo do Alemão, com 1.350 homens. Houve intenso tiroteio e 13 criminosos, segundo a Secretaria de Segurança, foram mortos. Inocentes, como um estudante de 13 anos, ficaram feridos no confronto. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, confirmou a disposição da polícia de manter a política do confronto. "É uma ação sem data para terminar. Temos condição de reunir o dobro do efetivo para uma nova operação". Foram apreendidos 30kg de cocaína, 115kg de maconha e duas metralhadoras ponto 30. A 15 dias do Pan, a Força Nacional de Segurança, que participou da ação no Alemão, só enviou 2 mil homens. A promessa era de 6 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu