Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 06 / 2007

Folha de São Paulo
"Presidente do Conselho de Ética Renuncia"
Pressionado e sem conseguir dar andamento ao processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Siba Machado (PT-AC) anunciou ontem à noite sua renúncia da presidência do Conselho de Ética da Casa. Durante o dia, sem conseguir um novo relator para o processo, Sibá afirmou que colocaria em votação hoje o arquivamento do caso.


O Globo
"Nova renúncia emperra a investigação sobre Renan"
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Siba Machado (PT-AC), renunciou ontem à noite ao cargo, paralisando o julgamento do processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Haverá nova eleição para a presidência do conselho. Pressionado para livrar Renan, Siba vinha ameaçando com a renúncia, e formalizou a decisão após reunião noturna com a bancada do PT. É a terceira renúncia relacionada ao caso, depois da desistência de dois relatores. Mais cedo, líderes do PMDB e do PT, inclusive Siba, boicotaram reunião para indicar novo relator para o caso. A Executiva do DEM pediu o afastamento de Renan até o fim das investigações, alegando que sua presença na presidência abala a imagem do Congresso. Renan se disse vítima de um esquadrão da morte moral e reafirmou que não deixará o cargo. A oposição cobra também investigação das denúncias contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF).


O Estado de São Paulo
"Governo resolve adotar meta paralela de inflação"
O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou ontem em 4,5% a meta de inflação para 2009, com tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo - mesmos valores para 2007 e 2008. Mas, surpreendentemente, autorizou o Banco Central a perseguir 4% como objetivo. A decisão desagradou a economistas, que preferiram a redução pura e simples da meta e consideraram confusas as explicações do conselho para a novidade. Para eles, ficou difícil o entendimento sobre os reais objetivos da política monetária do governo daqui para a frente. O anúncio do conselho foi entendido com uma forma de atender ao presidente Lula, que na semana passada disse que não aceitaria mais sacrifícios no combate à inflação - quanto menor a meta definida, maior o aperto na economia para evitar escalada dos preços.


Jornal do Brasil

"Corrupção e violência vergonha nacional"
A corrupção e a violência são os problemas que mais envergonham o brasileiro, aponta pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. O estudo ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. Para 41,3% dos entrevistados, a corrupção é o principal motivo desse sentimento. A violência aparece em segundo lugar, assinalada por 17,1%. A pobreza é o terceiro item, citado por 12,7%. A percepção de que a criminalidade está fora de controle aumentou em 4,6 pontos percentuais em relação a dezembro, atingindo a casa dos 76,1%. No campo político, 75,2% disseram ser contrários ao financiamento público de campanha. As causas da vergonha para o brasileiro não atingiram a imagem do presidente. É a segunda melhor avaliação desde 2005: de acordo com o estudo, 64% aprovam Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu