Democracia em questão



Carta Aberta

Venho por meio desta expor um fato que realmente me decepcionou profundamente, para entender melhor vou primeiro narrar o que originou os motivos desta carta, sábado, dia 13 de janeiro, recebi em minha casa algumas pessoas para uma reunião informal, e como não tenho nada a esconder sobre meus atos, foram realizadas algumas fotos, as quais em momento algum me opus em serem divulgadas, me utilizei de um dos direitos contidos na constituição que rege nosso país, a “liberdade de expressão”.
Previ é claro que pudesse haver até um questionamento sobre esse fato, mas não das pessoas das quais fiquei sabendo posteriormente estarem contra e nem das atitudes por elas tomadas.
Eu não troco o meu direito de falar e ser ouvido por promessa alguma, faço parte de uma sociedade democrática, tenho orgulho de meus ideais e ando de cabeça erguida quando penso em minhas atitudes e posturas para com a política de minha cidade.
Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. As sociedades democráticas devem estar empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.
Eu sou povo e como membro deste não vou aceitar a intolerância, como disse Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.
O conceito de oposição leal ou situação leal é inerente a qualquer democracia. Significa que todos os lados no debate político, por mais profundas que sejam as diferenças, partilham os valores democráticos fundamentais de liberdade de expressão e de proteção legal igual.
Vejo desta forma não só a reunião ocorrida em minha casa, como qualquer outra que venha acontecer.
Quero lembrar a todos que com suas ameaças e tentativas de censura vieram “tentar me brecar”, lembrar que a liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo idéias e opiniões diferentes e até contrárias.
E para não ter nenhuma distorção desta carta, ela não é endereçada a nenhum membro da administração municipal e nem a nenhum membro que atua na base aliada da prefeitura de Ubatuba ou da Câmara, ela vai endereçada a uma minoria instalada sob uma bandeira, hoje vista por mim como preconceituosa e demagoga, espero que este fato não se repita, que pensem bem antes de criticar alguém.
Desta vez não vou citar nomes, até em respeito a opinião destes, mas fica o aviso, se tentarem ferir minha liberdade ou tentarem me censurar, não pensem que irei me esconder ou me calar.


Marcio Barbosa Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu