Manchetes do dia

Domingo, 14 / 01 / 2006

Folha de São Paulo:
"Equipes buscam soterrados no metrô"
No dia seguinte ao desastre nas obras da estação Pinheiros do metrô paulistano, equipes de resgate retomaram o trabalho de busca a pessoas soterradas. As autoridades confirmaram que uma van ficou presa na cratera aberta após o deslizamento na tarde de sexta. Ao menos três pessoas estão desaparecidas. Além do motorista e do cobrador da van, um caminhoneiro que trabalhava na obra não foi localizado. Segundo testemunhas, havia também dois passageiros na van quando ela foi sugada pelo buraco.
É remota a possibilidade de encontrar vítimas com vida, dizem os bombeiros. Engenheiros tentam estabilizar com estacas a grua de 50 toneladas que ameaça desabar. Só depois vão analisar se o melhor é desmontá-la ou derrubá-la. Foram resgatados dois carros vazios, que estavam em uma rua contígua à obra. Parte das 79 famílias que tiveram suas casas interditadas voltou ao local para verificar os estragos.


O Globo:
"Policiais do Rio terão de fazer declaração de bens"
Amparado por um regulamento interno, o novo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, exigirá dos policiais civis e militares a apresentação de uma declaração de bens e a constante atualização da evolução do patrimônio desses servidores públicos. Apesar de reconhecer que isso não acabará com a corrupção policial, Beltrame acha que a exigência será um sinal de que a Secretaria de Segurança vai combater com todas as armas a banda podre da polícia. Para dar o exemplo, o secretário já apresentou a sua declaração: uma casa financiada e um carro. "Como delegado da polícia Federal, apresento anualmente a evolução do meu patrimônio. Todos devem fazer o mesmo para manter a transparência", disse.
Segundo o secretário, o combate ao crime no Rio é mais difícil do que em qualquer outro lugar do país, mas ele acha que a violência pode diminuir se conseguir botar na rua os 5 mil PMs emprestados a outros órgãos, recuperar a frota da polícia - 65% dos carros estão quebrados - e reestruturar o serviço de inteligência. Beltrame aposta também num sistema de interceptação telefônica capaz de monitorar simultaneamente duas mil linhas telefônicas. Às véspera da chegada da Força Nacional de Segurança, repórteres do "Globo" constataram que é precária a fiscalização das divisas do estado onde a tropa atuará.


O Estado de São Paulo:
"Pressa na execução da obra pode ter causado acidente"
A pressa na execução das obras da Linha 4 do Metrô, que deverá começar a operar no ano que vem, pode ter sido o fator determinante do acidente na futura Estação Pinheiros, em São Paulo. O canteiro ruiu às 14h55 de anteontem, abrindo uma cratera de 80 metros de diâmetro. Segundo engenheiros, em áreas frágeis, como as próximas de rios, a escavação deve ser precedida de análise do solo metro a metro. O secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que a responsabilidade não é do Estado. À beira do buraco, equipes de resgate e especialistas não conseguiram chegar a um acordo sobre a estratégia de atuação. Dois caminhões e dois carros foram retirados dos escombros, mas ainda há de 5 a 10 desaparecidos.


Jornal do Brasil:
"Lula só vai nomear ministro quem tiver voto em plenário"
Pelo menos 30 políticos disputam os 11 ministérios que Lula vai preencher, mas o presidente, nas primeiras reuniões com os dez partidos de sua base, já avisou: só vai escolher aqueles que tiverem votos no plenário da Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu