Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Ex-secretário de Berzoini negociou dossiê, diz revista"
Coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, incluindo o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, tiveram ontem seus nomes envolvidos no caso do dossiê contra tucanos elaborado pela família Vedoin, acusada de chefiar o esquema da máfia dos sanguessugas. Os petistas Oswaldo Bargas e Jorge Lorenzetti, que têm função na campanha, sondaram, com o conhecimento de Berzoini, eventual interesse da revista "Época" no material que comprometeria José Serra na fraude das ambulâncias.
Após divulgação de nota da publicação relatando o episódio, Lorenzetti comunicou em carta a Berzoini seu desligamento do cargo de analista de risco e mídia da campanha. O presidente do PT, também em nota, disse que soube do encontro dos petistas com jornalista da revista, mas que desconhecia o dossiê. Sem citar nomes, Lula defendeu em Nova York uma investigação a fundo, "doa a quem doer", mas acusou a oposição de estar há dois anos tentando evitar sua reeleição.


O Globo:
"Presidente do PT também é envolvido em escândalo"
O presidente do PT, Ricardo Berzoini, foi diretamente envolvido ontem no escândalo da compra de um dossiê com supostas denúncias contra o tucano José Serra, candidato a governador de São Paulo. A revista Época revelou que o petista Osvaldo Bargas - um velho amigo do presidente Lula que foi secretário do Ministério do Trabalho e atualmente é um dos responsáveis pelo programa de governo de Lula - ofereceu o dossiê a um de seus jornalistas. Bargas é casado com Mônica Zerbinato, secretária pessoal de Lula. Acompanhado de Jorge Lorenzetti, chefe do núcleo de informação e inteligência da campanha de Lula, Bargas disse ao repórter da Época que Berzoini sabia do encontro, embora não conhecesse o assunto. Em nota, Berzoini admitiu que sabia da reunião. O presidente do PT será intimado pela Polícia Federal de Mato Grosso a depor no inquérito que apura a origem do R$ 1,7 milhão usado na negociação do dossiê. Além de Berzoini, Bargas e Lorenzetti, já tinha sido envolvido no episódio outro amigo e assessor de Lula, Freud Godoy. A versão de Berzoini será confrontada com a de seus subordinados, que também serão chamados a depor em Cuiabá. O presidente Lula terá um encontro com Berzoini hoje.


O Estado de São Paulo:
"Escândalo atinge Berzoini e TSE decide investigar Lula"
Mais dois petistas foram envolvidos ontem no escândalo do dossiê com supostas informações prejudiciais ao candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra. Um deles é Oswaldo Bargas, secretário do Ministério do Trabalho na gestão de Ricardo Berzoini e ultimamente integrante da campanha do presidente Lula; o outro é o próprio Berzoini, que atualmente preside o PT. A revista Época informou que Bargas a procurou oferecendo "denúncias sérias" contra Serra. Bargas disse que Berzoini sabia da oferta, embora não conhecesse o material. No mesmo dia a oferta foi retirada e uma semana depois outra revista, IstoÉ, publicou entrevista com os donos da empresa Planam, Luiz Antônio Vedoin e Darci Vedoin, que tentavam ligar Serra à venda de ambulâncias superfaturadas. Na sexta-feira foram presos dois outros petistas - Valdebran Padilha e Gedimar Passos - com R$ 1,75 milhão que supostamente seriam entregues aos Vedoin. A Polícia Federal tenta descobrir a origem do dinheiro. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral abriu investigação contra Lula, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e diversos petistas, para apurar participação no caso. Todos estão sendo notificados. A investigação foi pedida pela coligação PSDB-PFL.


Jornal do Brasil:
"PT afunda no escândalo"
Quinze meses depois da safra dos mensaleiros, o PT apresentou ao noticiário político-policial outra impressionante produção de fim de inverno. A incorporação de Ricardo Berzoini ao escândalo do dossiê Vedoin tornou mais fácil associar ao partido um punhado de nomes estranhos e até agora desconhecidos, como Freud, Valdebran, Bargas, Gedimar e Lorenzetti. Outros estão a caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu