Manchetes do dia

Terça-feira, 18 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Lula desafia Lina a provar que se reuniu com Dilma"

Ex-secretária da Receita tem depoimento marcado para hoje no Senado

O presidente Lula desafiou a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira a provar que se encontrou com Dilma Rousseff, na Casa Civil. Lina afirma que, no final de 2008, a ministra pediu a ela para concluir rapidamente investigação que o Fisco fazia nas empresas da família Sarney. Dilma nega a ocorrência do encontro.
"Qual a razão que essa secretária tinha para dizer que conversou com a Dilma e não mostrar a agenda?", questionou Lula em solenidade com o presidente mexicano, acompanhado de Dilma. "Só tem um jeito: abrir a mala em que ela levou a agenda e mostrar a agenda para todo mundo."
Lina, que já dissera não ter achado a agenda, deve depor hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Lula afirmou que seria "mais simples e fácil" se ela enviasse o documento.

O Globo
"Lula desafia ex-secretária a mostrar a sua agenda"

Assessora de Dilma foi várias vezes à Fazenda no período da polêmica

O presidente Lula desafiou a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira a mostrar sua agenda e provar que se encontrou com a ministra Dilma Rousseff. A ministra nega o encontro - no qual, segundo Lina, teria pedido pressa na investigação sobre as empresas da família Sarney. Para Lula, o debate sobre o caso empobrece a política, e o país tem assuntos mais sérios a tratar: "Seria tão mais simples, e tão mais fácil se a secretária mandasse a agenda em que ela se encontrou com a Dilma. Não precisaria nem gastar dinheiro, pagar passagem, nem ir ao Congresso." Lina será ouvida hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A oposição quer uma acareação dela com Dilma - algo que o governo fará tudo para impedir. O Ministério da Fazenda informou que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, esteve várias vezes no prédio em novembro e dezembro de 2008 período do suposto encontro - para discutir programas de governo. O gabinete da Receita funciona no prédio da Fazenda.

O Estado de São Paulo
"Sarney ataca 'Estado', mas silencia sobre empreiteira

Senador não explica por que imóveis da família estão em nome de empresa

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acusou o Estado de estar empenhado em uma "campanha sistemática" e de adotar "prática nazista" contra ele. Referiu-se especificamente à notícia, publicada no domingo, segundo a qual a empreiteira Aracati/Holdenn comprou dois dos três apartamentos usados pela família Sarney em São Paulo. O dono da empresa é amigo dos filhos de Sarney. O senador disse que um dos apartamentos foi comprado pelo filho. Mas ele nada falou sobre o outro imóvel nem explicou a relação da família com a empreiteira, em nome da qual estão os dois apartamentos. Em lugar disso, em discurso no plenário, acusou o Estado de ser "um tabloide" atrás de “escândalo para vender". Citando o direito à privacidade, o senador disse que nem ele nem os demais parlamentares devem explicações "sobre a compra de qualquer coisa que usem na vida".

Jornal do Brasil
"Empresas brasileiras são mais atraentes no exterior"

Companhias movimentam mais na Bolsa de NY do que na Bovespa

As ações de empresas brasileiras atraíram mais negócios na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) do que na Bovespa, segundo dados do presidente da Nyse, Duncan Niederauer. Em média, foram negociados por dia US$ 4 bilhões em 2008, contra US$ 2,7 bilhões registrados na Bolsa de Valores de São Paulo. Vale, Petrobras, Unibanco e Bradesco lideraram o ranking de papéis mais negociados em Nova York no ano passado. Em visita ao Brasil, Niederauer disse que o país faz parte de um pequeno grupo visto como importante parceiro estratégico - é o terceiro em empresas listadas na Nyse, atrás de Canadá e China. Ele credita essa condição às empresas brasileiras e ao maior potencial da economia brasileira.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu