A Semana

Foi curta a semana que passou. Na quinta-feira tivemos um ponto facultativo municipal, logo restaram apenas três dias úteis. O tempo esteve bom e mais uma vez Ubatuba recebeu grande afluxo de turistas. Na terça-feira a Câmara aprovou o projeto do vereador Charles Medeiros que trata de gravidez precoce. A única forma de prevenir a ocorrência tão comum e que tantos problemas acarreta é através da informação. O lugar indicado para se fazer isso é a escola, embora não se devam descartar campanhas através da mídia.
Gostei da iniciativa, alguém tem de tomar uma providência. Não é incomum encontrar meninas de quinze anos com um bebê nos braços. Quando refleti mais sobre o assunto me veio à cabeça o abismo que há entre intenção e gesto. A Câmara aprovou, fez o seu papel. Vou esperar para ver o projeto materializado. Sei o que significa preparar uma nova disciplina e colocá-la em prática, conheço as dificuldades que serão encontradas. De qualquer forma, é importante que o assunto tenha sensibilizado a Casa das Leis. Há quatro anos venho escrevendo sobre o tema. O parque Trombini foi lacrado. Na sexta-feira estava fechado. Fui ver a encenação da Paixão de Cristo, gosto de teatro e em especial da montagem de espetáculos históricos. A multidão impediu que eu me aproximasse, fiquei na praça defronte ao “Casarão do Porto” vislumbrando os acontecimentos do palco, que foi montado na Ilha dos Pescadores. De longe dava para ver as luzes coloridas e o movimento incessante, embora fosse impossível identificar os personagens. De quando em quando cavaleiros romanos empunhando lanças atravessavam a ponte e passavam por onde eu me encontrava. O cheiro dos cavalos, ou melhor, de seus dejetos, impregnou o ambiente, dando um cunho de realidade ao espetáculo. Como eu já sabia o final da história, fui dormir mais cedo, tendo o cuidado de pagar o pedágio para o guardador de carros, fenômeno novo na cidade. Onde quer que se vá, no centro, aparece um cidadão prestativo pronto a zelar pelo nosso patrimônio. O que aconteceria se eu não pagasse?
Esta semana tive o cuidado de fazer uma pesquisa sobre o preço da construção. Solicitei e recebi informações do Tribunal de Contas do Estado, da secretaria estadual da Educação e do Governo Federal. O preço do metro quadrado de construção escolar gira em torno de R$ 500,00. A obra da escola do Horto-Figueira tem custo aproximado de R$ 1200,00 por metro quadrado. Desconfio que a placa esteja errada.

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu