Manchetes do dia

Quarta-feira 23 / 03 / 2016

O Globo
"Marcelo Odebrecht decide fazer delação"

Teori manda Moro enviar investigação sobre Lula para o STF

Anúncio de ‘colaboração definitiva’ da empreiteira ocorre horas depois de a 26ª fase da Lava-Jato revelar a existência de uma ‘diretoria de propina’ na empresa

Pressionados pela 26ª fase da Lava- Jato, que revelou a existência de uma “diretoria de propina” na Odebrecht, o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e todos os executivos presos decidiram fazer delação premiada. O acordo, porém, ainda depende das informações que eles prestarem. Em nota, a empresa disse ter optado por uma “colaboração definitiva”. O ministro Teori Zavascki determinou que o juiz Sérgio Moro, de Curitiba, envie ao STF as investigações sobre o ex-presidente Lula e decretou sigilo dos grampos que atingiram a presidente Dilma. Para Teori, é descabido o argumento de Moro de que havia interesse público na divulgação das conversas. 

Folha de S.Paulo
"Odebrecht sofre devassa da PF; empresa decide fazer delação"

Grupo tinha setor de propinas, diz Lava Jato; preso há dez meses, Marcelo Odebrecht aceita falar

No mesmo dia em que sofreu devassa da Polícia Federal, o grupo Odebrecht decidiu fechar acordos de delação com a Lava Jato. A negociação envolve seus principais executivos e o ex-presidente Marcelo Odebrecht. O quarto maior conglomerado privado do país decidiu também fazer acordo de leniência com a Controladoria- Geral da União para evitar que seja proibida de firmar contratos com o governo. Investigadores dizem que a Odebrecht montou uma estrutura com sistema informatizado para controlar os pagamentos de propina. O setor teria atuado ao menos até novembro de 2015, mesmo após a prisão de Marcelo Odebrecht, em junho. O suposto esquema foi alvo da 26ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta terça (22). Treze pessoas foram presas. Duas planilhas apreendidas sugerem a distribuição de R$ 91 milhões em dinheiro vivo. Os destinatários ainda não foram identificados. Segundo a força-tarefa, repasses envolviam obras como o Itaquerão, em SP, e o Porto Maravilha, no Rio.

O Estado de S.Paulo
"Teori retira de Moro investigação sobre Lula"

Juiz terá de enviar processos ao STF; áudios de conversas do ex-presidente passam a ficar sob sigilo

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, determinou em decisão liminar que o juiz Sérgio Moro envie à Corte os áudios do ex-presidente Lula interceptados e os processos que envolvem o petista e tramitam em Curitiba. Até uma decisão definitiva sobre o caso na Corte, o material ficará sob sigilo no gabinete de Teori, que chamou de “indevida” a divulgação das conversas. A decisão inviabiliza a continuidade da apuração sobre o ex-presidente por Moro. Por enquanto, qualquer decisão a respeito das investigações relacionadas a Lula deverá ser tomada pelo Supremo. A decisão de Teori, no entanto, não interfere na liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes na sexta- feira, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil. A perspectiva no STF é de que o caso só seja solucionado em sessão plenária. O imbróglio sobre a posse deve permanecer em aberto por mais duas semanas.   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu