Manchetes do dia

Segunda-feira 21 / 03 / 2016

O Globo
"Defesa de Lula pede ao STF que pare Moro"

Advogados do ex-presidente querem frear o juiz da Lava-Jato até decisão do Supremo

Advocacia Geral da União solicita que a ação saia das mãos de Gilmar Mendes e fique com Teori Zavascki

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo apelaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar das mãos do ministro Gilmar Mendes todas as decisões judiciais que envolvam o petista. E querem barrar qualquer decisão do juiz Sérgio Moro sobre Lula até que o plenário do Supremo se manifeste sobre o caso. Eles querem que o relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, assuma o caso Lula, que teme a possibilidade de ter sua prisão decretada em primeira instância. 

Folha de S.Paulo
"Planalto prepara troca na direção da Polícia Federal"

Após escuta, ministro da Justiça busca nome para substituir Leandro Daiello

O governo decidiu buscar um novo nome para assumir a diretoria-geral da Polícia Federal em até 30 dias.

A missão do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, é encontrar um candidato para apresentar à presidente Dilma Rousseff (PT).

O atual diretor, Leandro Daiello, no cargo desde 2011, perdeu de vez a confiança do Palácio do Planalto depois do episódio da gravação telefônica entre Dilma e o ex-presidente Lula, feita pela PF com autorização do juiz Sergio Moro.

Setores do PT e do governo criticam o comportamento da PF nas investigações da Operação Lava Jato. O governo entende que a confirmação da mudança pode ser impopular, mas avalia que é fundamental ter alguém de confiança na instituição.

O diretor-geral da PF deve ser do quadro de delegados da instituição no mais alto nível da carreira.

Em entrevista à Folha, no sábado (19), Aragão afirmou que trocaria toda a equipe da PF em caso de vazamentos de informações.

O Estado de S.Paulo
"Serra e Temer negociam pacto para um novo governo"

Se Dilma for afastada, senador quer que vice não dispute reeleição em 2018 e não promova caça às bruxas

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deve assumir compromissos com a oposição e com o País caso Dilma Rousseff seja afastada da Presidência. O tucano afirmou a Alberto Bombig que o vice tem de se comprometer a não concorrer à reeleição, não interferir nas disputas municipais deste ano, não promover uma caça às bruxas e montar um Ministério “surpreendente”. Serra tem conversado com empresários, nomes do mercado e do Judiciário e com políticos sobre a possibilidade de Temer assumir,caso Dilma seja afastada pelo Congresso. Entre esses interlocutores estão os ex-ministros Nelson Jobim e Armínio Fraga, o deputado Roberto Freire (PPS-SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de sempre ser apontado como provável ministro de Temer, ele diz que o PSDB deve esperar para discutir cargos. No entanto, o senador, economista de formação, está ajudando Temer nos primeiros diálogos sobre o chamado Plano de Reconstrução Nacional, e aponta as áreas da infraestrutura e de exportações como vitais para o sucesso da empreitada. Para Serra, “o novo governo não deve realizar nenhum tipo de retaliação a nenhuma força política”.   
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu