Manchetes do dia

Domingo, 25 / 01 / 2015

O Globo
"Crise hídrica: Falta de água já afeta 46 milhões de brasileiros"

As três maiores regiões metropolitanas estão sob risco de racionamento.

Produção industrial e geração de energia também podem ser prejudicadas.

A seca que castiga o Sudeste e o Nordeste já prejudica a vida de 45,5 milhões de pessoas e leva as três maiores regiões metropolitanas do país a conviver com o risco iminente de racionamento,relata Tiago Dantas. Há 936 municípios em estado de emergência devido à estiagem que também pode afetar a produção industrial e a geração de energia.

Folha de S.Paulo
"Seca atinge metade das maiores regiões metropolitanas"

SP, Rio, BH, Recife, Campinas e entornos, que abrigam quase 1/4 da população do país, sofrem com a estiagem.

Cinco das dez maiores regiões metropolitanas do país já convivem com racionamento de água, problemas de abastecimento ou represas em níveis de alerta. Juntas elas abrigam 48 milhões de pessoas, quase um quarto da população do país. Há relatos de falta de água nas capitais e entornos de São Paulo, Recife e Campinas.

Reservatórios que abastecem as Grandes BH e Rio mostram sinais de esgotamento.

Na Grande São Pauto, todos os reservatórios chegarão a zero em cerca de cinco meses caso seja mantido o atual ritmo de chuvas e consumo. Na região de Campinas, cinco cidades já fazem racionamento e outras enfrentam cortes frequentes.

No Rio, o principal sistema que abastece o estado atingiu o volume morto e há hotéis e condomínios que já recorrem a caminhões-pipa. Em Minas Gerais, o governo pediu economia à população e não descartou cobrar sobretaxa sobre o consumo excessivo. Em Pernambuco, 40% do Grande Recife enfrenta rodízio.

Twitter  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu