Universo

Cuidado com os aliens!

Por Alok Jha / The Guardian
Em fevereiro do 2008, a Nasa enviou a música “Across the Universe”, dos Beatles, para viajar pelo universo. Apontando seus telescópios para as profundezas do espaço, astrônomos discotecaram para na direção da estrela Polaris, esperando que a música pudese ser ouvida por extraterrestres inteligentes durante sua longa jornada de 430 anos até a estrela.

A procura por espécies inteligentes fora da Terra pode ser um marco na literatura e no cinema, mas também está acontecendo na vida real. As sondas da Nasa estão buscando planetas fora do nosso sistema solar, e astrônomos estão ouvindo o espaço atentamente à espera de qualquer mensagem. Seria inspirador conseguir uma confirmação de que não estamos sozinhos no universo e falar, finalmente, com uma raça alienígena, não?

De acordo com o célebre físico Stephen Hawking, não. “Se os extraterrestres nos visitarem, os resultados seriam como quando Colombo chegou à América, o que não acabou nada bem para os nativos”, disse ele para um documentário especial do Discovery Channel. Hawking argumenta que, em vez de tentar achar vida no cosmos e se comunicar com esses seres extraterrestres, seria melhor que os humanos fizessem tudo o que pudessem para evitar esse contato.

Baseado no reduzido número de planetas que os cientistas têm certeza que existem, o físico acredita que não somos a única forma de vida no universo. Há, afinal, bilhões e bilhões de estrelas só na nossa galáxia e é razoável esperar que haja um número ainda maior de planetas orbitando em torno delas. Também não é irracional imaginar que algumas dessas formas de vida alienígena sejam inteligentes e capazes de estabelecer comunicação interestelar. Então, quando alguém com o conhecimento de Hawking sobre o universo dá um conselho contrário ao contato, vale a pena ouvir, não?

Seth Shostak é astrônomo sênior do Seti – Search for Extraterrestrial Intelligence (Pesquisa por Inteligência Extraterrestre em inglês), na Califórnia – organização que realiza a intrigante busca por sinais alienígenas – e não está certo disso. “É um medo injustificável”, disse. “Se o interesse deles (os alienígenas) em nosso planeta é por alguma coisa valiosa que a Terra tem a oferecer, não há uma razão particular para se preocupar com isso. Se eles estão interessados em recursos, já possuem jeitos de encontrar planetas rochosos que não dependem de nós emitirmos sinais ou não. Eles podem ter nos achado bilhões de anos atrás.”
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu