Manchetes do dia

Sábado, 12 / 12 / 2009

Folha de São Paulo
"65% do país não tem acesso à internet"

Expansão de renda e crédito faz uso de rede crescer 75% em 3 anos; IBGE, porém, ainda vê ‘apagão digital’

Pesquisa feita pelo IBGE revela que 104,7 milhões de brasileiros (65,2% da população acima de dez anos) não têm internet. O acesso à rede, porém, registrou alta de 75% e passou de 32 milhões para 56 milhões de pessoas no país no período entre 2005 e 2008. O instituto atribui essa alta à expansão de renda e crédito. Em média, o brasileiro que acaba de descobrir a internet mora no Norte/Nordeste, tem renda de até um salário mínimo, 27 anos de idade, sete anos de estudo e acessa a rede de casa ou de LAN house. A pesquisa ouviu 391 mil pessoas acima de dez anos que entraram na internet pelo menos três meses antes da entrevista. “A evolução é fantástica, mas, pela quantidade de excluídos, ainda temos um apagão digital”, afirmou Cimar Azeredo, do IBGE. A pesquisa mostra também que 30 milhões de brasileiros passaram a ter celular entre 2005 e 2008. Agora, 86 milhões possuem o aparelho, salto de 53,6¨em relação a 2005.

O Estado de São Paulo

"Arruda cria esquema igual ao ‘valerioduto’"

Produtora da campanha de 2006 recebe dinheiro de contratados oficiais

O governo do Distrito Federal abasteceu nos últimos três anos com ao menos R$ 14,4 milhões, sem licitação, uma produtora que fez programas para o diretório do DEM em Brasília e cuidou da campanha do governador José Roberto Arruda em 2006. O sistema se assemelha ao “valerioduto”, que envolveu o governo Lula e a gestão de Eduardo Azeredo em Minas, no qual empresas-mãe contratadas repassavam dinheiro a políticos mediante subcontratações. No caso do Distrito Federal, o dinheiro vai primeiro para contratados oficiais que fazem publicidade e depois é transferido à produtora. O governo negou irregularidades. Nos últimos cinco anos, a verba de publicidade do Distrito Federal foi de R$ 500 milhões.

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