Vende-se



Preço de ocasião

Sidney Borges
Vendo (do verbo vender) a ave da foto no estado em que se encontra. Trata-se de um "Quero-quero", que segundo apurei na internet pode ser comparado em tamanho a uma perdiz. Nunca vi uma perdiz viva. Imaginava que fossem aves grandes. Aviso aos interessados, não sei se comem quero-queros, perdizes são consideradas iguaria fina. Talvez na China comam, chineses comem tudo o que se mexe, de gafanhotos a cachorros. Não tenho apreço por gente assim. Comer cachorro jamais. Além do mais, mp-3 chineses abrem o bico sem avisar. Por outro lado gosto de picanha e isso me torna repugnante aos indianos que adoram vacas. Não para tirar leite ou comer a carne, na Índia as vacas são deuses. Brindo a isso.

O nascimento é aleatório, mas pode significar vida tranqüila e farta ou morte prematura. Nascer cachorro na China ou na Coréia deve ser estressante, vaca no Brasil então, nem é bom falar. Já que o tema morte foi abordado, o vice-presidente José Alencar luta tenazmente contra ela. Tem a minha simpatia, sei o que ele está passando, meu pai sofreu do mesmo mal e também se empenhou em ficar. Perdeu a batalha, ninguém vence a morte, única certeza da vida além dos impostos.

Voltando aos negócios, o pássaro em liquidação é cinza-claro e tem ornatos pretos na cabeça, peito e cauda. A barriga é branca e a asa possui penas verde-metálicas. Apresenta um elegante penacho na região posterior da cabeça. O bico e as pernas são avermelhadas. Cuidado com o par de esporões no encontro das asas.

Não sendo ave de consumo, pode ser usada como despertador, na verdade estou vendendo exatamente por isso. Tenho despertador programado para sete e trinta. O quero-quero toca às cinco e vinte. Depois de acordado acabo me envolvendo com a faina diária e perco preciosas horas de sono, bem na hora dos melhores sonhos. Acontecem quase todas as noites, costumo me lembrar deles pela manhã, depois se esvanescem no desenrolar dos acontecimentos.

Gosto de sonhar que estou voando, acontecimento raro. A sensação é forte, real, mesmo durante o sonho eu sei que é sonho, embora em certos momentos não pareça. Quando acontece tento sonhar novamente e não consigo. Nem sempre conseguimos o que queremos. Dizem os budistas que o segredo da vida é querer pouco. A afirmativa parece correta, mas se examinada à luz da relatividade torna-se mero jogo de palavras.

O que é pouco? Depende de quem somos, de onde nascemos, da cultura que adquirimos. Ditados populares parecem conter toda a sabedoria do mundo. Na maioria dos casos servem apenas para Paulo Coelho enriquecer.

Hoje tem futebol. Uêba. Vou dar um palpite. A Argentina vai ganhar. Não que eu deseje, muito pelo contrário, mas o Brasil está invicto há muito tempo. Tenho pressentimento que vai perder hoje, mas não estou certo, o jogo poderá terminar empatado. Há ainda a possibilidade do Brasil vencer com dois gols de Adriano.

Nome esquisito para jogador de futebol. Nossos campos estão abarrotados de Maycons, Richarlysons, Diegos e até um original Odivan, cujo nome foi uma homenagem dos pais a um divã. Provavelmente onde ele foi concebido. Deve ter sido um bom momento. A farra do divã. Bingo. Brindo aos pais de Odivan, a vida é feita dos momentos que ficam gravados para sempre. O que não é lembrado não foi importante.

Aos interessados em adquirir o pássaro solicito enviar proposta por escrito ao editor do blog. A oferta mínima é de 16 reais. Na próxima quinta-feira, 10 de setembro, os lances serão examinados. A retirada do pássaro será por conta do vencedor.

Por serem os quero-queros ariscos, recomendo o uso de um saleiro, pois é de conhecimento geral que sal depositado em caudas de pássaros os impede de voar. Tenho dito.

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Sidney, meu caro, li não sei onde que psicanalistas dizem (!) que sonhar que se está voando significa carência sexual. Nada menos. VOcê não devia publicar essas coisas.
sidney borges disse…
O psicanalista em questão precisa provar a tese. Não acredito que consiga, aliás, não acredito em psicanálise. Saiu de moda. As drogas da família "prozac" tornaram Freud e seu divã obsoletos. Neuroses de origem sexual, tão presentes no universo freudiano, deixaram de existir. Só são levadas a sério na Argentina, mas isso é outra história. Um dia te conto sobre o cheiro de pudim de ameixa que perseguia uma jovem vienense.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?