Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 08 / 2008

Folha de S. Paulo
"Chávez vai nacionalizar Santander na Venezuela"
Em discurso transmitido em cadeia de rádio e TV, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou que nacionalizará o Banco de Venezuela, um dos maiores do país e unidade local do gigante espanhol Santander. Chávez afirmou que a nacionalização é necessária porque o grupo espanhol negociava com um comprador venezuelano e não pretendia vender o banco ao governo. “Eu, chefe de estado, disse não. Agora vendam ao Estado. Um banco dessa magnitude nos faz muita falta’, declarou o presidente. O Banco da Venezuela é o terceiro maior do país, com 10,7% dês depósitos, 285 agências e 3 milhões de clientes, segundo o balanço semestral do Santander. A unidade venezuelano responde por 2% dos lucros da matriz (US$ 170 milhões). Em geral, no governo chavista, nacionalização não significa expropriação, mas obrigatoriedade de venda ao governo ou renegociação de contratos. Até a conclusão desta edição, o Santader e sua unidade venezuelana não haviam comentado o discurso de Chávez.


O Globo
"Jogos de Pequim já causam tensão entre EUA e China"
A uma semana do início dos Jogos de Pequim, Estados Unidos e China abriram uma guerra diplomática que vai se estender ao campo esportivo a partir do dia 8. Ontem, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Liu Jianchao, criticou durante o encontro do presidente Bush com dissidentes do país na Casa Branca e a declaração de que os atletas americanos devem agir como “embaixadores da liberdade”. “O governo dos EUA tem interferido rudemente em assuntos internos da China”, afirmou ele. Os chineses ficaram furiosos ainda ao saber que Bush pretende estar em um culto de uma igreja em Pequim, após assistir à cerimônia de abertura, dia 8, e falar sobre o livre direito de expressão religiosa.A organização Repórteres Sem Fronteiras está organizando protestos em várias cidades da Europa no dia de abertura dos Jogos contra a censura à internet na China.


O Estado de São Paulo
"Documentos indicam conexão das Farc com políticos do PT"
As conexões das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs) com altos funcionários do governo brasileiro, “entre eles ministros, um procurador-geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um vereador e um juiz”, chegaram “a níveis escandalosos” segundo denúncia da revista Câmbio, que circulou ontem na Colômbia. Em entrevista ao estado, domingo, o ministro da Defesa colombiana, Juan Manuel Santos, havia revelado que em recente visita a seu país, o presidente Lula recebeu informações sobre as conexões das Farc no Brasil, fato negado por autoridades brasileiras. A Câmbio, porém reafirmou ontem a existência do “dossiê brasileiro” com base na transcrição de 85 mensagens eletrônicas encontradas num computador do líder guerrilheiro das Farc Raul Reyes, morto no Equador.


Jornal do Brasil
"Transplantes em crise"
A decisão de levar os transplantes para o Hospital Geral de Bonsucesso só fez aumentar a angústia de quem necessita de um órgão no Rio. Ao todo, 7.444 pessoas aguardam por diferentes cirurgias e a situação se agravou após a denúncia de que um grupo de médicos ligados ao Rio Transplantes cobrava até R$ 250 mil por um lugar na fila por um novo fígado, no Hospital do Fundão. A unidade que assumiu o programa sofre com problemas de pessoal e o banco de olhos é um exemplo: fechou no dia 8 de junho, deixando mais de 3 mil doentes à espera. A fraude revelada pela Polícia Federal revolta pacientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu