Manchetes do dia

Sábado, 28 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"Inflação do aluguel sobe 13% em 1 ano"
O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) utilizado para reajustar aluguéis e tarifas de energia, alcançou 13,44% nos últimos 12 meses, disse a FGV (Fundação Getúlio Vargas). É o mais alto desde outubro de 2003. Em junho, o índice foi de 1,98%, o maior desde fevereiro de 2003. No acumulado do ano, o IGP-M está em 6,82%. O IPA (Índice de Preços por Atacado) responde por 60% do índice geral. Os preços do atacado estão sendo pressionados pelos produtos agropecuários, com aumento de 3,35% em junho. Em casos como o do feijão, que em um ano subiu 150% no atacado, a alta tem sido repassada ao varejo. Empresas e consumidores com dívidas e custos atrelados ao IGP-M querem trocar de indexador.


O Globo
"Fome atinge maioria dos que têm Bolsa Família"
Apesar de beneficiadas pelo Bolsa Família, 20,7% das famílias inscritas no programa ainda passam fome e 34,1% sofrem com a falta de comida em casa, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). O levantamento, em que foram entrevistados cinco mil titulares do cartão em 229 municípios, traça o perfil de consumo dos beneficiados e revela que, após a alimentação (citada em 87% das respostas), o dinheiro é gasto com outras necessidades, como a compra de material escolar (46%), vestuário (37%) e remédios (22%). Para o governo, está provado que o dinheiro chega a quem mais precisa. A situação dessas pessoas, segundo o governo, poderia ser pior antes da criação do programa, que atinge 11,1 milhões de famílias.


O Estado de São Paulo
"Preços da construção pressionam a inflação"
A inflação voltou a dar um salto neste mês, com alta dos preços, tanto do material quanto da mão-de-obra da construção. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), apurado pela Fundação Getúlio Vargas, atingiu em junho 1,98%, a maior marca desde fevereiro de 2003. Nos últimos 12 meses, acumula elevação de 13,44%. Os preços dos alimentos continuam a subir no atacado e no varejo. "Não sei quando isso vai acabar", disse o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros. A situação é preocupante porque o IGP-M serve de parâmetros para o reajuste de tarifas públicas como o pedágio das estradas e a conta de energia-elétrica. É o índice mais usado também para corrigir o valor dos aluguéis e o preço de serviços como a TV por assinatura.


Jornal do Brasil
"Índice que reajusta aluguel sobe 13,44%"
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado especialmente em reajustes de aluguel, registra uma alta acumulada de 13,44% nos últimos 12 meses, enquanto a inflação no ano chegou a 6,82%. O aumento pode ser aplicado nos contratos que vencem em julho. Foi a maior elevação registrada em cinco anos, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Analista do mercado defende negociação dos aluguéis. O proprietário tem de reconsiderar, e o inquilino, refazer o contrato, afirma Rodolpho Vasconcellos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu