Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Chinaglia é o novo presidente da Câmara"
No início do segundo mandato, em que espera contar com apoio maciço do PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá novamente aliados no comando na Câmara e do Senado: Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Renan Calheiros (PMDB-AL) foram eleitos, respectivamente, presidentes das duas Casas. Numa disputa bastante acirrada na Câmara, Chinaglia derrotou Aldo Rebelo (PC do B-SP), no segundo turno, por 261 votos a 243. O apoio das duas maiores bancadas da Câmara - o PMDB e o PT - e os votos da oposição no segundo turno, sobretudo do PSDB, deram a Chinaglia a vitória. (...)


O Globo:
"Acordo com PSDB garante vitória de petista na Câmara"
O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi eleito presidente da Câmara por apenas 18 votos de diferença. Chinaglia teve 261 votos no segundo turno, contra 243 dados a Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição. Votos de parte da bancada tucana garantiram a vitória de Chinaglia no segundo turno. No primeiro escrutínio, foram 236 votos para o petista, 175 para Aldo e 98 para o tucano Gustavo Fruet (PR). Pelo acordo entre o PT e o PSDB, os tucanos apoiaram Chinaglia no segundo turno em troca da primeira vice-presidência da Câmara. Vitorioso, Chinaglia foi cercado por aliados - entre eles, petistas investigados no escândalo do mensalão e o ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP), de quem ganhou um beijo. Chinaglia representa a volta do grupo paulista do PT, o mais atingido pelo escândalo do mensalão. Sua candidatura teve o apoio do ex-ministro José Dirceu.


O Estado de São Paulo:
"Chinaglia vence Aldo por 18 votos"
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) venceu ontem a disputa pela presidência da Câmara por margem apertada. Foram 261 votos contra 243 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), na segunda votação, depois que nenhum candidato obteve ou superou os 257 votos necessários para vencer em primeiro turno. O resultado apertado na Câmara é sinal da grande divisão na base governista. Apesar da vitória nas duas Casas, o presidente Lula terá agora de trabalhar para reunificar a base aliada, dividida por tensões geradas pela existência de dois candidatos governistas - Gustavo Fruet (PSDB-PR), derrotado em primeiro turno, reunia boa parte dos votos da oposição. O discurso feito por Chinaglia antes da eleição deu sinais de que o petista quer enterrar os escândalos que envolveram governo e base aliada na legislatura passada. "A página da crise está virada, é da legislatura passada".


Jornal do Brasil:
"Voto tucano elege petista na Câmara"
Ao oferecer a Arlindo Chinaglia parte dos votos de sua bancada, o PSDB acabou por assegurar a eleição do petista para a presidência da Câmara. Chinaglia venceu, em segundo turno, por 261 votos contra 243 de Aldo Rebelo. No primeiro turno, obtivera 236 votos contra 175 de Aldo. Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado, com larga vantagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu