Manchetes do dia

Segunda-feira, 29 / 01 / 2007

Folha de São Paulo:
"Fiscal da linha 4 é acusado de ligação com empreiteira"
O gerente de construção da linha 4 do metrô de São Paulo, Marco Antonio Buoncompagno, é processado sob a acusação de ter participado de um esquema ilegal de contratações públicas em parceria com uma empreiteira do Consórcio Via Amarela - cujos trabalhos hoje ele é encarregado de fiscalizar. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual e ainda não foi julgada - está em fase de perícia.
Nomeado na gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para controlar a obra que provocou a maior tragédia da história do Metrô, Buoncompagno, para a Promotoria, foi "favorecido" pela Andrade Gutierrez nos anos 90. Cargo de confiança de Luiz Carlos Frayze David, presidente do Metrô na gestão de Alckmin e mantido na de José Serra (PSDB), Buoncompagno comanda os trabalhos de "gerenciamento e de fiscalização" da construção da linha 4. (...)


O Globo
"Recriada por Lula, Sudam responde a 290 inquéritos"
Extinta em 2001 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ser símbolo da corrupção na administração pública, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) foi recriada pelo presidente Lula este mês e pode já renascer envolvida nos velhos problemas. A autarquia responde a cerca de 290 inquéritos por desvio de verbas. Mesmo assim, o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao mandato em 2001, acusado de comandar a corrupção na Sudam, usa sua influência no governo Lula para tentar emplacar o novo superintendente.


O Estado de São Paulo:
"Agroenergia atrai mais capital externo"
Tendo a agroenergia como foco principal, o investimento estrangeiro no agronegócio brasileiro cresce em ritmo acelerado. O índice de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), divulgado pelo Banco Central, mostra que o setor recebeu, há dez anos, US$ 568 milhões, ou 6% do IDE total no País. No ano passado, o IDE chegou a US$ 3,5 bilhões ou 16% do total. Marcelo Fernandes Guimarães, coordenador-geral de Análises Econômicas do Ministério da Agricultura, diz que esse valor ainda está subestimado, pois não inclui as aplicações em insumos importantes como fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas. (...)


Jornal do Brasil:
"Exclusivo - Amazônia tem invasão confirmada pela Abin"
A questão indígena, a ação das ONGs controladas por estrangeiros e a crescente influência dos EUA sobre os países vizinhos na região amazônica põem em risco a segurança nacional. É o que aponta relatório do Grupo de Trabalho da Amazônia, formado por representantes da Abin e dos órgãos de informações das Forças Armadas e da PF. O documento levanta ainda suspeitas de espionagem na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu