Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Após derrota, Bush pede sugestões sobre o Iraque"
O presidente George W. Bush se disse ontem disposto a ouvir sugestões da oposição democrata, vitoriosa na eleição legislativa de terça-feira, para mudar a política da Casa Branca em relação ao Iraque. Na entrevista que deu à saída do almoço que teve na Casa Branca com a democrata Nancy Pelosi, a provável nova líder do Congresso e seu pesadelo pelos próximos dois anos, Bush disse: "Estou aberto a qualquer idéia ou sugestão que nos ajude a atingir a meta de derrotar os terroristas e garantir que o governo democrático do Iraque seja bem-sucedido".


O Globo:
"Educação faz Brasil perder posição em ranking da ONU"
O Brasil caminha lentamente no ranking do desenvolvimento humano. Pelo índice da ONU o país subiu de 0,788 para 0,792, mas, mesmo assim caiu da 68° para a 69° posição entre os 177 avaliados, já que outros países melhoraram mais. No relatório deste ano, foi alterado o critério para educação e foram desconsiderados os números da alfabetização de adultos (supletivo), o que prejudicou o Brasil. O país foi ultrapassado pela Bielo-Rússia, ex-república soviética, que teve melhor desempenho. No mundo, o líder é a Noruega, e o pior o Niger. O Brasil também tem números negativos de saneamento e esgoto sanitário. Só 70% da população são atendidos por tratamento de esgoto adequado. Houve melhora na distribuição de renda, mas o país ainda é o 10° mais desigual do mundo.


O Estado de São Paulo:
"Saúde e educação congelam Brasil no IDH"
A expectativa de vida teve apenas pequeno avanço no Brasil e a renda subiu só timidamente. Em educação e saúde, o País estacou. Diante dessas informações, um relatório das Nações Unidas divulgado ontem rebaixa a situação brasileira no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A nota até subiu (de 0,788 para 0,792), mas o Brasil caiu de 68° para 69° lugar no ranking, porque outros países avançaram mais. O IDH é resultado da combinação de quatro fatores: variação do PIB per capita, alfabetização de adultos, matrículas escolares e expectativa de vida. O relatório mostra que 28 países classificados como subdesenvolvidos têm IDH superior ao brasileiro e que aqui os pobres estão entre os que menos ganham no mundo.


Jornal do Brasil:
"Fica o time da economia"
Com uma pergunta - "Mudar para quê? - o presidente Lula acabou com as dúvidas em relação ao comando da equipe econômica, relata Helena Chagas. Guido Mantega se manterá à frente da Fazenda. Henrique Meirelles, no Banco Central. "Quem disse que eu queria mudar?", continuou, desautorizando os ministros Tasso Genro e Dilma Rousseff que anunciaram, logo depois da eleição, alteração de rota na economia e o "fim da era Palocci". O PT quer mais espaço no poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu