Notícias da Unitau

Curso de educação ambiental do Comitê das Bacias movimenta público universitário

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS), um dos órgãos de apoio ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) promove neste sábado, dia 11, mais uma etapa do curso de educação ambiental. Dividido em sete módulos, o evento visa à promoção de atividades relacionadas ao gerenciamento e uso racional dos recursos hídricos, legislação, licenciamento e técnicas de educação ambiental.
De acordo com Jane Rose Dias Dionísio Rodrigues, membro da CT- EAMS e uma das coordenadoras do curso, 18 alunos de três instituições de ensino superior da região estão participando do evento. Entre as entidades estão a Universidade de Taubaté, Univap e Fatea (Faculdades Integradas Teresa D'Ávila), de Lorena. “Temos alunos de cursos de graduação como Biologia, Geografia e Engenharia Ambiental. Também temos alguns menstrandos na área ambiental, o que foi uma surpresa para nós, visto que o curso é voltado para alunos de graduação. Creio que está sendo proveitoso para todos”, enfatiza Jane.
A coordenadora explica que até o momento já foram realizadas quatro etapas. A primeira ocorreu na Jonhson,em São dos Campos, no dia 30 de setembro, com o tema Gestão de Recursos Hídricos e Química Ambiental. A segunda debateu sobre “Água-Produção e Flora”, na represa da CESP, em Paraibuna. Já o terceiro modulo abordou o tema “Água e Solo - Uso e racionalização” e foi realizada na Univap, em São José dos Campos. No dia 28 de outubro, a Basf de Guaratinguetá apresentou o sistema de gestão ambiental da empresa e em seguida foram realizadas visitas técnicas ao incinerador, estação de tratamento de efluentes e ao ponto de monitoramento de qualidade da água, instalado pelo INPE, no rio Paraíba do Sul. Também foi apresentado o projeto “Mata Viva” de educação ambiental.
O próximo módulo será na estação de tratamento de esgoto Lavapés, em São José dos Campos, neste sábado, dia 11, das 8h00 ás 12h00. No local, serão abordados os seguintes temas: recuperação e licenciamento ambiental e sistema de tratamento de esgoto. Já no dia 18 de novembro, será a vez do Viveiro Florestal de Taubaté receber o módulo “Educação Ambiental - Técnicas de Educação”. O último módulo será na Escola Fazenda Boa Vista, em Roseira, onde será discutida a legislação ambiental.
Mais detalhes sobre o curso de educação ambiental da Câmara de Educação Ambiental e Mobilização Social podem ser obtidos pelos telefones (12) 3932-3841 e 3932-3080 com Duva Brunelli. Para saber mais sobre as ações do CBH-PS acesse o endereço
www.comiteps.sp.gov.br .

ACI - Agência de Comunicação Integrada/UNITAU/CBH-PS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu