Artigo

Torpeza bilateral

Demóstenes Torres no Blog do Noblat
A crise política em Honduras revela quatro fatos relevantes que merecem ser destacados sobre a América Latina. O primeiro, e mais importante, é que não se faz mais golpe de Estado como antigamente. O segundo é a evidência cada vez mais perniciosa do chavismo. Já as duas últimas constatações se confundem: à inutilidade da Organização dos Estados Americanos (OEA) junta-se o desprezo dos Estados Unidos ao bananismo hispânico para revelar a nossa diminuta projeção no mundo ocidental.

Vamos por parte. O senhor Manuel Zelaya, de repente virou a diva da ópera e passou, depois de deposto, a ostentar virtudes democráticas que definitivamente está longe de possuir. Caiu porque conspirou contra as elites fruticultoras que representa ao abraçar o chavismo e pretender dar golpe por intermédio de consulta plebiscitária importada de Caracas para permanecer indefinidamente no poder. Usurpou da Constituição e desabou de maduro em madrugada domingueira.

Já os golpistas, aparentemente amparados pela mesma Constituição, formaram tríplice aliança do Poder Legislativo, da Suprema Corte e das Forças Armadas, sempre elas, supostamente para restaurar os postulados democráticos de uma Carta que se sustentava desde 1982. Não desconfiaram que o expediente seria inaceitável sob qualquer aspecto justamente por revigorar um tipo de regime que o subcontinente se esforça por esquecer.

Não há inocentes nesta fanfarronice política e a pior atuação fica por conta da infiltração de poder do movimento bolivariano na região. O regime de Hugo Chávez tem sido um hábil agiota e com o poder usurário conferido pelo seu petróleo passou a comprar todas as republiquetas andinas e caribenhas. O chavismo está deteriorando as frágeis instituições da América Latina e o êxito do seu projeto canhestro conta, infelizmente, com o assentimento acintoso do Itamaraty e da política do jogo do contente de Barack Obama. Este com seis meses de poder já deu demonstração que tem tudo para acabar como um Jimmy Carter.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu