Ubatuba em foco

Ubatuba e suas mulheres maravilhosas

Recentemente a nossa cidade perdeu uma das suas maiores lideranças políticas, e mulher, a nossa querida D. Mia Mafalda. Conheci esta senhora quando cheguei em Ubatuba em meados de 1996, e foi numa fatalidade, ou seja, no acidente automobilístico que vitimara o grande locutor esportivo Osmar Santos. As coincidências são enormes, o acidente ocorrera nas proximidades da cidade de Lins, onde meus filhos permaneciam a estudar até que se encerasse o ano letivo, o médico que atendeu o comentarista era na época também o Médico da Sabesp, o Dr. Marcos Yda, amigo e parceiro. E acreditem o Filho da D. Mia era sócio do Osmar Santos, evento este que nos aproximou, e daí foi sempre uma grande amizade, mesmo em trincheiras diferentes em algumas campanhas eleitorais, ela tinha um discernimento do qual eu também compartilhava: A campanha deve visar o bem comum, devemos defender nossas posições com apresentação de idéias e projetos e não desacatando e comprando pessoas.
Com o falecimento de D. Mia fiquei com um sentimento de perda muito grande, julgo que pela sua liderança comunitária, pela sua eficiência frente a APAE, ou pela política e leal amiga que sempre foi.
Com o passar dos dias comecei a refletir e perceber que Deus levou D. Mia pro céu, pois com certeza tava precisando dela lá em cima, e com toda sua sabedoria deixou em Ubatuba várias mulheres guerreiras, como: Dona Cida que faz um trabalho de base e tem uma capacidade incrível de enfrentamento nas questões Públicas; Dona Wilma Campana que conseguiu implanta um Sistema de Esgotamento Comunitário e que em parceria com a Rute Alcântara leva em frente com muita dificuldade a construção da APAE; A Loreto, mais conhecida como Kuka, enfermeira competente que apesar de jovem, montou um projeto de saúde pública que visa implementar técnicas e realizar curativos bem como amarrar recursos para a implantação deste programa; A Tatiana Pinotti com sua equipe, que leva a frente um projeto social importante no bairro dos Sesmaria; A D. Ana que fez um grande trabalho na Casa do menor, esforços enormes com dificuldade e comprometimento de toda a sua família. Poderia aqui escrever centenas de páginas rememorando as Grandes Personagens Femininas desta cidade, que ainda com certeza deixaria muita gente boa de fora.
Mais quero destacar uma pessoa que vim conhecer a pouco tempo, que é a D. Ana Barone, liderança da Região Sul do município, Presidente do PR, esta mulher é dotada de um Luz e consegue passar pra nós uma sensibilidade e ao mesmo tempo uma firmeza de caráter que poucos seres humanos possuem. Teve neste momento de turbulência política muita serenidade, mostrando a nós políticos o que é ter objetividade com força, mas com uma ternura de dar inveja ao “Tchê”, nossa cidade deve assistir a ascensão desta mulher em um curto espaço de tempo, pois tem lealdade e coragem para conduzir qualquer processo. E sempre atrás digo ao lado de uma grande Mulher tem um grande homem, o Sr. Mário, que detêm os mesmos predicados de sua companheira.
A falta de flexibilidade de líderes masculinos para assimilar novas formas de realizar a política, leva boa parte desses pseu dos lideres a preferir defender seu modo particular de fazer as coisas, por causa desta falha entra em discussões calorosas e quando não tem mais por onde escapar partem para brigas que não são pró ativas para a nossa sociedade.
Exercitam seu ego, procurando ter razão, tornar público factóides que aparentemente o transformam em “ganhadores”, o que ninguém consegue aferir é algum resultado positivo.
As mulheres tem a capacidade da maternidade, isto as tornas muito mais coerentes, e inda conseguem abstrair nos piores momentos lucidez e uma sensibilidade aguçada de honestidade, fugindo dos padrões de corrupção que assola nossa comunidade.
Eu tenho uma proposta para a reforma política deste País, é a mudança na lei eleitoral que garante a proporcionalidade de 30 % no mínimo para o outro sexo, é fácil pedimos a garantia de no mínimo 70% das vagas serem destinadas às mulheres, com isso garantiríamos uma maior participação das Mulheres que são as grandes gestoras das células familiares.


Pedro Vicente Tuzino Leite
Engenheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu