Fim de janeiro

Calor senegalesco

Sempre ouço dizer que faz calor no Senegal, onde, diz a canção, é legal ser negão

Sidney Borges
Tá quente. Dá pra fritar ovo na capota do carro. Churchill largou a chupeta aos quatro anos e começou a fumar charuto aos cinco. Nunca mais parou, imagino que foi enterrado com um havana na boca. Uma vez perguntado sobre o segredo de sua longevidade, foi direto: - no sports.

Quem poderia imaginar que o cigarro virasse vilão, ele que foi mocinho durante tanto tempo. Até poucos anos atrás era raro quem não fumasse. O ato de sugar o canudinho recheado de tabaco era chique, fazer volutas de fumaça então, o máximo. Humphrey Boggart foi um campeão do tabagismo, sabia como ninguém fazer uso do cigarro para compor o papel de durão. Hoje é proibido fumar, como estava escrito no aviso que eu li na entrada do show de Roberto Carlos. Se Boggie também tivesse lido talvez não morresse de câncer aos 57 anos, poderia ter sido atropelado ou tido um enfarte. Mais tarde, quem sabe 10 anos depois.

Nos velhos tempos da TV a lenha assistíamos ao Fantástico nas noites de domingo. Patrocinado pelo cigarro Hollywood, sempre associado a esportes de ação. Vôo livre e alpinismo, por exemplo. Imagine o cara pendurado numa corda a mil metros do chão dando uma pausa para um cigarrinho.

As consequências do tabagismo são reais, quem fuma tende a morrer antes. Algum idiota da objetividade poderia argumentar que morrer é inevitável. Verdade, mas também é verdade que o cigarro diminui a qualidade de vida, entope artérias, causa impotência e tira o fôlego. Além do cheiro, fumantes fedem e ficam com os dentes amarelos.

Comecei este texto pensando no Egito. Tenho estudado arte egípcia. Comecei há 10 anos no British Museum, hoje não preciso ir lá, o museu está disponível na internet. A coisa está fervendo na terra dos faraós. O povo não quer mais o ditador Mubarak.

O que será que vai acontecer quando a ditadura cair? Dificilmente haverá um governo com características democráticas. O fundamentalismo islâmico está pronto para dar o bote. Não sei se essa é a melhor solução, o islamismo é tolerante, mas o fundamentalismo islâmico não. Como todos os tipos de fundamentalismo, seja cristão, judeu ou do gênero supremacia branca, vai semear ódio e pregar violência.

O Egito tem um papel importante no Oriente Médio. Mais uma vez a diplomacia americana se vê em cheque. Foi assim no Irã do Xá, apoiado pelos Estados Unidos, foi assim no Iraque de Saddam Hussein, criatura de Tio Sam. Mubarak está há trinta anos no poder graças ao apoio do império do norte. Isso qualifica os extremistas islâmicos como possíveis sucessores do ditador. Como cantava Raul Seixas em "Paranóia": Eu tenho medo!

Faltou ligar os alhos com os bugalhos. Um amigo que eu não via há anos apareceu para um café. Fumou três cigarros. Comecei pensando no Egito e acabei lembrando que gente que sabe o que quer fuma Minister. Ou leva vantagem com o Vila Rica. Ficou uma catinga danada no escritório.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu