Insensatez


Duas fotos

Sidney Borges
Duas fotos que congelaram para a eternidade instantes que me fazem duvidar da sanidade da espécie humana. Para quê? Na foto de cima o general Nguyen Ngoc Loan executa um prisioneiro Viet Cong, no Vietnã, em 1968. Na foto inferior a menina corre desesperada enquanto queima viva depois de um bombardeio de napalm. Felizmente o processo democrático levou a discussão aos Estados Unidos, o povo não gostou e a guerra chegou ao fim. Mas, antes do desfecho Nixon tentou criar uma espécie de controle da imprensa, nos moldes do que está sendo tramado aqui.

Aconteceu quando Daniel Ellsberg, ex-funcionário da Rand Corporation e do Departamento de Estado, entregou documentos secretos do governo ao jornal The New York Times. Patranhas dos poderosos falcões que enganavam o povo com ilusões patrióticas e lucravam com a guerra, tornaram-se públicas.

A Rand Corporation pertencia ao lendário Herman Khan, futurólogo gorducho que veio ao Brasil e disse que o milagre era balela. Ficou mal na fita com os milicos e como fosse redondo no melhor estilo Delfim Netto, o cordão dos puxa-sacos mandou fazer cartazes com o texto "ciclamato nele".

Naquele tempo ciclamato e virgindade davam câncer. Não sabe o que é virgindade? Pergunte à sua avó.

Quando o Times publicou os arquivos começou uma consistente tentativa de calar a mídia. O jornal estava a ponto de ceder quando o Washington Post, solidário, também publicou. Nixon ficou furioso, cuspindo fogo e sapos malhados ameaçou Deus e o Diabo, mas antes que pudesse praticar maldades mais de 150 jornais em todos os Estados Unidos também publicaram.

O projeto fascista gorou!

No entanto era preciso desacreditar Ellsberg. Como humano ele praticava atos humanos e contava ao psicanalista que o absolvia depois de dois padre-nossos e cinco salve-rainhas.

Um belo dia o consultório do "shrink" de Ellsberg foi invadido e os arquivos referentes a ele surrupiados. Algum tempo depois o escritório do partido democrata em Washington, situado no Edifício Watergate, também foi invadido. Dois repórteres do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein notaram semelhanças no modus operandi das invasões. Começaram a investigar e o plano de poder perpétuo dos republicanos virou fumaça quando Nixon renunciou para evitar o impeachment.

Democracia só funciona com imprensa livre.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu