Oportunidade!


Agência Europeia Pressphoto (original aqui)

A câmera mais antiga e mais cara do mundo! Preço estimado entre 500.000 e 700.000 euros

VIENA, 27 de janeiro /PRNewswire/ -- No dia 29 de maio, a WestLicht Photographica Auction em Viena, Áustria, vai leiloar uma sensação histórica: um 'Daguerreótipo' -- a primeira câmera produzida em escala comercial!

A câmera em caixa de madeira deslizante foi fabricada em Paris em setembro de 1839 por Alphonse Giroux, cunhado de Louis Jacques Mande Daguerre. Daguerre, o inventor do primeiro processo fotográfico praticável, batizou a câmera para comprovar sua autenticidade. Somente cinco dias após o primeiro anúncio público da fotografia em 24 de agosto de 1839, o primeiro anúncio para o 'Daguerreótipo' foi impresso no 'Journal des Debats'. Não há registro do número total de câmeras que Giroux produziu, mas pelo fato de câmeras mais baratas e aprimoradas terem entrado no mercado com relativa rapidez, supõe-se que a quantidade delas foi muito limitada. Sabe-se que apenas poucas dessas câmeras existem no mundo, e todas elas estão em coleções de museus públicos.

O 'Daguerreótipo' de Giroux em leilão foi encontrado recentemente. Estava em posse privada no norte da Alemanha por gerações e nunca tinha sido documentada antes. A condição original impecável do aparato de 170 anos é impressionante. Jamais uma câmera desse tipo foi colocada à venda em um leilão. Um manual original em alemão de 1839 também está incluído nessa venda sensacional. Espera-se que o próprio preço recorde mundial da WestLicht Auctions de 576.000 euros por uma câmera seja superado significativamente. O preço inicial é de 200.000 euros, mas a estimativa é de que atinja algo em torno de 500.000 a 700.000 euros.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu